Notícias

Olinda capacita profissionais contra a hanseníase em Peixinhos

Nesta segunda (23), aulas teorias e práticas foram ministradas pela Secretaria de Saúde do município

Publicado por: Redação da Secom, em: 23/07/18 às 19:22

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Coordenação de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria de Saúde de Olinda realizou, nesta segunda-feira (23), uma capacitação para os profissionais do município, denominada “Abordagens Inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre de Hanseníase”. Participam das atividades funcionários do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, Consultório na Rua, além de fisioterapeutas e enfermeiros. O objetivo é transformar o grupo em multiplicadores de informações para os demais agentes que integram a rede de saúde. A ação foi realizada na Cohab de Peixinhos.

As aulas foram realizadas em dois turnos. Pela manhã, parte teórica, com roda de conversa, debate sobre casos clínicos. À tarde, prática, em visita a casa de pacientes que abandonaram o tratamento e conversa com as famílias, para discussão de estigma e discriminação. Em parceria com a Prefeitura de Olinda, participaram o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan – Nacional) e a Secretaria de Saúde do Estado.

“Nosso principal objetivo com os pacientes é conversar, entender o motivo de terem abandonado o tratamento e ajudar para que eles retornem. Tiramos dúvidas sobre medicamentos, para diminuir a evasão, entre outros tópicos. Precisamos expandir conhecimentos de hanseníase, que é pouco divulgada em nosso estado, que apresenta grande número de casos”, disse a coordenadora da Hanseníase em Olinda, Deisiany Karla de Carvalho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: