Olinda capacita técnicos para novo CadÚnico

Objetivo do treinamento é preparar agentes do Bolsa Família para utilizar o novo formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

Publicado por: adminolinda, em: 13/04/10 às 17:33

A capacitação ocorrerá até o final de maio - Foto: Chico Santiago/Pref.Olinda

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH) da Prefeitura de Olinda inicia nesta terça-feira (13) a primeira das quatro capacitações dos técnicos que atuam no Programa Bolsa Família no município. Por indicação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) o treinamento incluirá também os profissionais que atuam no programa nas cidades de Camaragibe e Paulista.

O objetivo do treinamento é preparar esses técnicos para utilizar o novo formulário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) a ser implantado no próximo semestre. Cada turma será formada por 30 alunos e cinco instrutores.

O treinamento da primeira turma começa nesta terça (13) e vai até a próxima sexta-feira (16). As aulas serão ministradas das 8h às 17h, na unidade da Funeso localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 566, Bairro Novo. O calendário de capacitações segue até o final de maio, sempre com aulas no mesmo horário e local. Confira as datas:

• Turma 1 – de 13 a 16 de abril
  • Turma 2 – de 27 a 30 de abril
  • Turma 3 – de 11 a 14 de maio
  • Turma 4 – de 25 a 28 de maio

CADÚNICO

O CadÚnico é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, utilizado para a seleção de beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais voltados ao atendimento das famílias pobres. As informações obtidas por meio do instrumento permitem que sejam feitos diagnósticos da população e criadas políticas públicas específicas para cada segmento.

Em Olinda, cerca de 60 mil famílias estão inscritas no CadÚnico, das quais 33 mil são beneficiárias do Bolsa Família. As demais famílias inscritas no cadastro não possuem perfil para participar do programa e/ou são atendidas em outros projetos socioassistenciais do Governo Federal executados pela Prefeitura de Olinda.