Notícias

Olinda celebra a Mata Atlântica na Semana do Meio Ambiente

A prefeitura preparou uma semana de conscientização repleta de atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado no dia 5 de junho

Publicado por: Secom, em: 27/05/15 às 17:42
 Semana do Meio Ambiente de Olinda. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Preservar o meio ambiente é uma preocupação crescente entre as pessoas, organizações e governos de diversos países. Nesse sentido, a Prefeitura de Olinda preparou uma semana especial com várias atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano. Mais uma vez, o objetivo do evento é chamar a atenção de todos sobre a importância da preservação da natureza, além de garantir um momento de reflexão sobre a Mata Atlântica e dialogar com a população sobre a problemática ambiental local e mundial.

A abertura da Semana do Meio Ambiente de Olinda acontece dia 1º de junho, a partir das 10h, no auditório do Palácio dos Governadores (sede da prefeitura), localizado na Rua de São Bento, 123, Varadouro. A programação do evento segue até o dia três de junho na Mata do Passarinho, no Centro de Educação Ambiental – Espaço Bonsucesso (CEA) e se estende até o dia cinco no Espaço Ciência de Pernambuco. Palestras, exposições, trilhas, debates, exibições de filmes e oficinas fazem parte das atividades.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Olinda, Roberval Veras, “mais uma vez nossa cidade está empenhada a estimular ações de conscientização em benefício do meio ambiente. A cada ano, a Semana do Meio Ambiente de Olinda se consolida e torna-se um importante meio de sensibilização, onde as pessoas possam refletir e tomar iniciativas positivas em relação ao meio ambiente para estimular a coletividade”, declara.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser celebrado no dia 5 de junho de 1972 a partir da primeira conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano realizada em Estocolmo, capital da Suécia.

O objetivo desta data tão especial é promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, além de alertar povos e governos de todos os países para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2015 é “Seven Billion Dreams. One Planet. Consume with Care”, numa tradução literal do inglês para o português temos: “Sete Bilhões de Sonhos. Um planeta. Consumir com cuidado.”

A temática deste ano sinaliza o planeta para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente. A prova desta preocupação é que as pessoas estão consumindo muito mais recursos naturais, do que o planeta pode fornecer de forma sustentável.

Muitos dos ecossistemas da Terra estão se aproximando de pontos críticos de esgotamento ou mudanças irreversíveis, impulsionado pelo alto crescimento populacional e desenvolvimento econômico acelerado.

Em 2050, se o consumo, a produção e o crescimento populacional permanecem os mesmos, vamos atingir quase 10 bilhões de pessoas e serão necessários três planetas para sustentar os nossos modos de vida e de consumo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a oportunidade para que todos possam perceber a responsabilidade de cuidar da Terra e se tornar agentes de mudança.

COMPROMISSO – A Secretaria de Meio Ambiente conta com um espaço público para a divulgação de práticas ambientais. O Centro de Educação Ambiental – Espaço Bonsucesso (CEA) é um local permanente planejado pela Prefeitura de Olinda, onde a comunidade olindense tem a oportunidade de pesquisar, refletir e atuar na problemática ambiental. O espaço é composto por uma biblioteca interativa e uma sala de capacitação para palestras, cursos e oficinas.

O CEA fica localizado na Estrada do Bonsucesso, 306, no bairro do Bonsucesso. O horário de funcionamento é das 8h às 12h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo fone  (81) 3429.6053.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE OLINDA

Tema: Mata Atlântica, Conhecer e Preservar

Segunda (01/05/15)

SEDE DA PREFEITURA:
Local: Rua de São Bento, 123, Varadouro.

A partir das 10h – Cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente com a presença do prefeito Renildo Calheiros e coordenação da mesa por Roberval Véras, secretário de Meio Ambiente de Olinda:

  • Lançamento da nova legislação ambiental de Olinda;
  • Criação do Comitê Gestor da Agenda Ambiental da Administração Pública de Olinda (A3P Olinda);
  • Palestras: «Mata Atlântica, conhecer e preservar», com Hélvio Polito (procurador municipal de Olinda e ex-secretario executivo de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco) e «Lixo, quem se lixa?», com André Felipe (Caop/Ministério Público de Pernambuco);
  • Lançamento da série de selos dos Correios «Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas sem ferrão», com  Pedro Luiz Mota (diretor regional dos Correios em Pernambuco).

PRAÇA DO CARMO:

Local: Rua da Liberdade, Carmo.

A partir das 12h – Ato simbólico com o plantio de espécies da Mata Atlântica (Sema/PMO).

Terça (02/05/15)

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESPAÇO BONSUCESSO (CEA):

Local: Estrada do Bonsucesso, 304, Bonsucesso.

Das 8h às 12h – Demonstração do processo de compostagem dos resíduos orgânicos e a transformação em adubo (Sema/PMO); Oficina de Papel Reciclado (Sema/PMO); Cine Ambiental (Sema/PMO e Fase); Vídeo-palestra: «Lixo quem se Lixa?» (Sema/PMO); Jogos recreativos ambientais (Sema/PMO e Fase) e Contação de histórias na Sala Verde (Sema/PMO) .

Das 14h às 17h – Demonstração do processo de compostagem dos resíduos orgânicos e a transformação em adubo (Sema/PMO); Oficina de Papel Reciclado (Sema/PMO); Cine Ambiental (Sema/PMO e Fase); Vídeo-palestra: «Lixo quem se Lixa?» (Sema/PMO); Jogos recreativos ambientais (Sema/PMO e Fase) e Contação de histórias na Sala Verde (Sema/PMO) .

MATA DO PASSARINHO:

Local: Estrada de Caixa D´Água, s/n, Passarinho.

Das 8h às 12h – Exposição sobre animais peçonhentos e combate à dengue no Município (Saúde/PMO); Trilha Ecológica (Sema/PMO e CPRH); Jogos Recreativos Ambientais (CPRH); Cine Ambiental (Sema/PMO e CPRH); Exposição sobre aves silvestres com o especialista Joaquim Cavalcanti; Vídeo-palestra sobre o bioma Mata Atlântica e o Plano Municipal de Recuperação (Sema/PMO); Inauguração do Meliponário – local de criação de abelhas brasileiras sem ferrão, e palestra sobre «As abelhas nativas da Mata Atlântica», com Alexandre Moura (Apime).

Das 14h às 17h – Exposição sobre animais peçonhentos e combate à dengue no Município (Saúde/PMO); Trilha Ecológica (Sema, PMO e CPRH); Jogos Recreativos Ambientais (CPRH); Cine Ambiental (Sema/PMO e CPRH); Exposição sobre aves silvestres com o especialista Joaquim Cavalcanti; Vídeo-palestra sobre o bioma Mata Atlântica e o Plano Municipal de Recuperação (Sema/PMO), e palestra sobre «As abelhas nativas da Mata Atlântica», com Alexandre Moura (Apime).

Quarta (03/05/15)

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESPAÇO BONSUCESSO (CEA):

Local: Estrada do Bonsucesso, 304, Bonsucesso.

Das 8h às 12h – Exposições e reaproveitamento do óleo de cozinha com instalação de coletor no CEA (Asa Indústria e Sema/PMO); Demonstração do processo de compostagem dos resíduos orgânicos e a transformação em adubo (Sema/PMO); Oficina de Papel Reciclado (Sema/PMO); Cine Ambiental (Sema/PMO e Fase); Vídeo-palestra «Lixo quem se Lixa?» (Sema/PMO) e Jogos recreativos ambientais (Sema/PMO e Fase).

Das 14h às 17h – Exposições e reaproveitamento de óleo de cozinha (Asa Indústria); Demonstração do processo de compostagem dos resíduos orgânicos e a transformação em adubo (Sema/PMO); Oficina de Papel (Sema/PMO); Cine Ambiental (Sema/PMO e Fase), e a vídeo-palestra «Lixo quem se Lixa?» (Sema/PMO).

MATA DO PASSARINHO:

Local: Estrada de Caixa D´Água, s/n, Passarinho.

Das 8h às 12h – Exposição sobre animais peçonhentos e combate à dengue no Município (Saúde/PMO); Trilha Ecológica (Sema/PMO e CPRH); Jogos Recreativos Ambientais (CPRH); Cine Ambiental (Sema/PMO e CPRH); Exposição sobre aves silvestres com o especialista Joaquim Cavalcanti e vídeo-palestra sobre o bioma Mata Atlântica e o Plano Municipal de Recuperação (Sema/PMO).

Das 14h às 17h – Exposição sobre animais peçonhentos e combate à dengue no Município (Saúde/PMO); Trilha Ecológica (Sema, PMO e CPRH); Jogos Recreativos Ambientais (CPRH); Cine Ambiental (Sema/PMO e CPRH); Exposição sobre aves silvestres com o especialista Joaquim Cavalcanti; Vídeo-palestra sobre o bioma Mata Atlântica e o Plano Municipal de Recuperação (Sema/PMO); Campanha de Educação Ambiental com a participação de alunos do Projeto Juventude, Direito à Cidade e Justiça Ambiental (Educação, Sema/PMO e Fase).

ESPAÇO CIÊNCIA DE PERNAMBUCO:

De 1 a 3 de junho, o Espaço Ciência de Pernambuco vai oferecer uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Maiores informações pelo: (81) 3183-5531.

%d blogueiros gostam disto: