Olinda celebra mês da consciência negra

No mês da consciência negra o município de Olinda realiza cursos, debates e marchas

Publicado por: adminolinda, em: 09/11/09 às 15:30
Mês da Consciência Negra - Arte: Anizio Silva - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Arte: Anizio Silva - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

As comemorações para o Dia Nacional da Consciência Negra se iniciam no município de Olinda essa semana. A Prefeitura está preparando atividades para celebrar a data. Até sexta-feira (13) serão ministrados cursos com os temas da Introdução à Filosofia e Teologia das Religiões de Matriz Africana e Afrobrasileira e de Agente de Comunidades de Terreiro.

As atividades serão realizadas no auditório da Secretaria de Educação de Olinda, das 08h às 12h e das 18h30 às 21h. Estes cursos são uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, CEPIR (Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-racial) e  Sociafro -PE ( Sociedade Cultural, Social e Religiosa de Matriz Africana e Afrobrasileira de Pernambuco).

A programação ainda continua na próxima quarta-feira (18)  com um debate sobre o tema,  Negro e a luta por um novo Brasil, a palestra será com o jornalista José Carlos Ruy,  no Auditório da Secretaria de Educação, na Rua XV de Novembro, 184, Varadouro, a partir das 19h. Já na quinta-feira (19) será realizado um aulão de História da África, na Praça Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso, às 9h.

Para o dia 20 de novembro, quando é comemorado Dia Nacional da Consciência Negra, a prefeitura preparou o encerramento com uma Marcha pela Libertação do Povo.  Este ano o tema escolhido foi: “A garantia dos direitos da pessoa negra e o enfretamento ao preconceito e a discriminação racial”. A concentração começa às 14h, na Praça do Carmo, e percorre todo o Sitio Histórico de Olinda. Nos dias 28 e 29 de novembro, acontece o V Perfil Azeviche, que tem inicio às 12h e se estende até às 22h. A festa acontece na Vila Olimpica e as atrações são grupos Alternativos e Afros.

Data: 09 a 13 de novembro – Em Olinda
08h às 12h – Introdução à Filosofia e Teologia das Religiões de Matriz Africana
18:h30 às 21h – Afrobrasileira e de Agente de Comunidades de Terreiro.

Tema: Negro e a luta por um novo Brasil
palestrante: jornalista José Carlos Ruy
Local: Auditório da Secretaria de Educação, na Rua XV de Novembro, 184, Varadouro

Aulão de História da África