Olinda celebra o Dia da Consciência Negra no Festival Cena Brasil 2011

O evento, que neste ano aborda o tema Multiplicidade Cultural no Cenário Histórico, traz à Praça do Fortim do Queijo, nos dias 19 e 20, shows de artistas da safra pernambucana

Publicado por: adminolinda, em: 18/11/11 às 17:40
Pandeiro do Mestre. Foto: Divulgação

O Pandeiro do Mestre é uma das atrações de domingo no Festival Cena Brasil 2011. Foto: Divulgação

Olinda recebe neste final de semana o Festival Cena Brasil 2011. O evento, que acontece em sua 9ª edição e traz como tema Multiplicidade Cultural no Cenário Histórico, trará à Praça do Fortim do Queijo, nos dias 19 e 20, shows de artistas da safra pernambucana.

No sábado, a partir das 21h, a animação fica por conta do Cavalo Marinho Boi Pintado, Banda Radares, dentre outras atrações. Já no domingo, além das apresentações musicais que se iniciam por volta das 17h, acontece ainda o Encontro dos Afoxés, realizado na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso, e a Marcha da Consciência Negra.

Além das atrações culturais, acontecem também no local do evento uma Feira Social, que traz como tema Gastronomia de Terreiros, mostrando a produção da  comida que é servida aos afro-descendentes de terreiros.

Considerado um evento com perfil itinerante, tendo em vista a utilização de diversos espaços públicos, garantindo assim a gratuidade e facilidade no acesso, o Festival Cena Brasil, desde a sua primeira edição, em 2004, acontece em Olinda. A Praça do Carmo, Varadouro, Peixinhos e Sítio de Seu Reis já foram palco para a iniciativa. Agora é o Fortim do Queijo que abrigará as apresentações, trazendo ainda uma merecida celebração ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado em todo Brasil no próximo dia 20 de novembro.

Programação:

Sábado (19/11)

21h – Praça do Fortim do Queijo:

• Cavalo Marinho Boi Pintado
  • Banda Radares
  • Jorge Riba
  • Shifty Side
  • Ska Maria Pastora

Domingo (20/11)

17h – Praça do Fortim do Queijo:

• Dona Del do Coco
  • Coco de Toré Pandeiro do Mestre