Olinda celebra o Dia Nacional do Teste do Pezinho

O teste possibilita o diagnóstico precoce de doenças genéticas, metabólicas e hormonais, evitando assim o aparecimento de sintomas e suas sequelas irreversíveis

Publicado por: Secom, em: 05/06/15 às 17:41

estudo-portal--dia-mundial-do-teste-do-pezinho-05-06-1511111111111Amanhã (6) será comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, e a mobilização visa divulgar a importância desse exame para promoção da saúde, contribuindo na prevenção da morbimortalidade infantil.

O Teste do Pezinho é um exame obrigatório, incluso no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/1990 – Art. 10, e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Olinda, o exame é realizado em postos de coleta, como a Policlínica de Ouro Preto e no Hospital do Tricentenário. Os casos positivos para doença são encaminhados para os serviços de referência para tratamento e acompanhamento.

Nos casos de resultados positivos para Doença Falciforme, o município conta com uma rede de cuidados distribuída no ambulatório de hematologia na Policlínica Barros Barreto, no Carmo, que funciona toda quarta-feira, das 8h às 12h30, e toda sexta-feira, das 13h às 17h.

Também funciona na Policlínica Barros Barreto, o atendimento odontológico especializado para Doença Falciforme no Centro Especializado de Odontologia (CEO), todas às quintas-feiras de 8h às 11h. O laboratório Municipal de Saúde Pública realiza diagnóstico tardio na população adulta e crianças que não foram triadas.

Para tratamento e acompanhamento de fenilcitonúria e hipotireoidismo congênito, o Hospital Barão de Lucena, no Recife, é a referência estadual. Já o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira/IMIP é a referência para fibrose cística. É importante reforçar junto aos profissionais da Atenção Básica, que nos casos de recém nascido com resultado de Traço Falciforme – que não é a doença -, a conduta é ofertar o exame para a investigação dos pais.

O exame – o Ministério da Saúde recomenda que a coleta de gotinhas de sangue em calcanhar, para o exame do Teste do Pezinho, seja realizada entre o 3º (72h completas) e o 5º dia de vida do recém nascido, para possibilitar uma triagem rápida, diagnóstico e tratamento precoces. O teste é importante porque possibilita o diagnóstico precoce de doenças genéticas, metabólicas e hormonais, que, se tratadas em tempo hábil, pode evitar o aparecimento de sintomas e sequelas irreversíveis das doenças. A doença falciforme e a fibrose cística, também são diagnosticadas e requerem tratamento para a vida toda.

Para realizar o exame do Teste do Pezinho, o responsável pela criança deve comparecer a um Posto de Coleta próximo de sua residência, levando um documento de identificação com foto, certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo, entregue pela maternidade na alta e comprovante de residência. Após o exame ser coletado é encaminhado ao Laboratório Central de Pernambuco (LACEN-PE), com liberação dos resultados entre 07 e 10 dias após recebimento do material.

Doença Falciforme – é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil, e apresenta já nos primeiros anos de vida manifestações clínicas importantes, o que representa um sério problema de saúde pública no país. O diagnóstico precoce possibilita a instituição de medidas profiláticas, diminuindo complicações e óbitos. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor a qualidade de vida e maior sobrevida do paciente. A forma mais comum e grave da doença é a homozigótica SS, denominada Anemia Falciforme.

Programa de Doença Falciforme de Olinda

Postos de Coleta do Teste do Pezinho

• Policlínica de Ouro Preto. Av. Peixe Prata S/N, em Ouro Preto. Coleta: todos os dias pela manhã;
  • Laboratório do Tricentenário. Rua Farias Neves Sobrinho, 232, em Bairro Novo. Coleta: todos os dias pela manhã;
  • Coordenação de Saúde da População Negra/Programa de Doença Falciforme – Policlínica da Mulher de Olinda. Avenida Getúlio Vargas, S/N, em Bairro Novo;
  • Ambulatório de Hematologia – Policlínica Barros Barreto. Av. Dr. Justino Gonçalves S/N, no Carmo. Atendimento: quarta-feira: 8:h às 12h30 – Sexta-feira: 13:h às 17h;
  • CEO – Atenção Especializado de Saúde Bucal para Doença Falciforme. Av. Dr. Justino Gonçalves S/N , no Carmo. Atendimento: Toda quinta-feira de 8h às 11h30;
  • Laboratório Municipal de Saúde Pública de Olinda. Rodovia PE 15 – KM 11, em Cidade Tabajara.

Fenilcitonúria e Hipoteoidismo

• Hospital Barão de Lucena. Av. Caxangá, 3860, Iputinga, Recife.

Fibrose Cística

• IMIP – Ambulatório de Pnenumologia. Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista, Recife. Agendamento: 2122-4100

Diagnóstico do Teste do Pezinho

• Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN. R. Joao Fernandes Vieira, Boa Vista, Recife.