Olinda com programação especial de Natal

Além da missa campal, as celebrações natalinas também incluem apresentação de coral e presépio gigante

Publicado por: Secom, em: 20/12/12 às 17:07
O coral Encanto de Olinda participa da programação do Ciclo Natalino. - Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

O coral Encanto de Olinda participa da programação do Ciclo Natalino. – Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura e a Arquidiocese de Olinda e Recife, convida a população para as comemorações do Ciclo Natalino com destaque para a Grande Missa Campal realizada pelo arcebispo Dom Fernando Saburido. As celebrações natalinas também incluem apresentação de coral. Já nesta quarta-feira, dia 19, um presépio gigante foi instalado em toda a encosta do morro da Praça do Carmo, no Sítio Histórico, marcando o início das comemorações.

A programação especial da semana de Natal acontece no dia 23, a partir das 18h30, com apresentação do Coral Encanto de Olinda. Formado por crianças que integram os projetos socioassistenciais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, o coral está preparando uma apresentação composta por temas natalinos. A apresentação acontece no Parque do Carmo. Na sequência, às 20h, acontece também na Praça do Carmo a Missa Campal realizada pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

PRESÉPIO – Um presépio gigante instalado em toda a encosta do morro da Praça do Carmo é o grande destaque da programação de Natal da Prefeitura de Olinda. O lançamento aconteceu na noite desta quarta-feira (19). Inspirado na tradição dos bonecos gigantes de Olinda, o presépio surge como uma festa visual na encosta do morro da Praça do Carmo, marcando o imaginário da cidade com uma celebração tão autêntica quanto a cultura que a batiza. Reunindo mais de 130 peças, a instalação cenográfica é a maior do Brasil de que se tem notícia até hoje.

O presépio foi concebido e realizado pelo encenador, designer e bonequeiro Fernando Augusto Gonçalves, do Mamulengo Só-Riso, que apresenta uma obra minuciosa e espetacular. “Sempre montei presépio na minha casa. Olinda é um berço de presépios. Eles ao serem montados no Convento de São Francisco de Olinda deram, posteriormente, origem ao pastoril e ao mamulengo”, conta Fernando Augusto, que também já assinou outros projetos cenográficos da Prefeitura de Olinda, como o do Carnaval.

O presépio gigante de Olinda fica montado na Praça do Carmo até o dia 6 de janeiro de 2013 (Dia de Reis).

Segue abaixo a programação:

Parque do Carmo

18h30 – Coral Encanto de Olinda
20h – Grande Missa Campal realizada pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido