Notícias

Olinda com programação especial para Semana Santa

Em 2012, Olinda comemora o quarto ano da encenação do espetáculo Cenas de Cristo. Além disso, missas e procissões marcam a Semana Santa

Publicado por: Secom, em: 28/03/12 às 12:06
Apresentação do espetáculo Cenas de Cristo na Semana Santa 2011 em Olinda. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Apresentação do espetáculo Cenas de Cristo na Semana Santa 2011 em Olinda. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Muito além de ter o melhor carnaval do Brasil, Olinda também é marcada pela sua vocação religiosa, seja através das suas igrejas tombadas ou pela devoção da população aos símbolos religiosos que fazem parte da paisagem do município. Por isso, a celebração da Semana Santa tem destaque dentro do calendário da cidade organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura.

Em 2012, Olinda comemora o quarto ano da encenação do espetáculo Cenas de Cristo, que vai ser apresentado durante quatro dias em frente à Colina da Igreja do Carmo. O espetáculo, que acontece entre os dias 04 e 08 de abril, sempre às 19h, traz o ator e diretor José Pimentel em cena para apresentar uma peça grandiosa, que conta com efeitos especiais, equipamentos cenográficos profissionais de luz e som, cenários de madeira e figurinos luxuosos.

Participam da montagem um elenco com 40 atores, equipe técnica formado por 12 profissionais, além de 50 crianças, com idades entre seis e doze anos, de escolas públicas de Olinda. Os figurantes mirins participarão da cena do Sermão da Montanha. A montagem é uma realização da Prefeitura de Olinda, em parceria com a Paulo de Castro Produções e Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco e trará para o público as cenas do Prólogo, Demônios do Horto, Sermão da Montanha, Santa Ceia, Horto das Oliveiras, Pilatos e Sua Mulher Claudia, Enforcamento de Judas e o momento final de Jesus com seus apóstolos. Para este ano, uma novidade no espetáculo será a inclusão de uma cena entre Jesus e Herodes, que será interpretado pelo ator Reinaldo de Oliveira.

“É impressionante como o espetáculo cresce a cada ano e isto nos faz pensar seriamente que uma consequência natural deste crescimento seria, para talvez o período de dois anos, uma encenação completa da Paixão de Cristo”, explica o produtor do espetáculo Paulo de Castro.

“A Semana Santa é uma ocasião muito importante para a população e, por isso, a Prefeitura de Olinda está trabalhando ao lado da Arquidiocese de Olinda e Recife na organização das missas e procissões, não apenas no Sítio Histórico, mas em toda a cidade, assim como na realização do espetáculo Cenas de Cristo, que sempre é um sucesso de público”, explica a secretária de Patrimônio e Culutura de Olinda, Márcia Souto.

CELEBRAÇÕES – As celebrações religiosas começam nesta quinta-feira (29), com a Procissão do Encerro, que sairá, às 19h, da Igreja Matriz de São Pedro Mártir, no Carmo, e segue até a Catedral da Sé. A sexta-feira (30) será marcada pela realização da tradicional Procissão dos Passos (Via Sacra), durante a qual todos os nichos da cidade ficarão abertos para receber os fiéis durante cada parada. A procissão começa às 16h, na Catedral da Sé, e segue até o nicho da Rua 27 de Janeiro, que representa as três quedas de Cristo antes da crucificação.

A procissão do Domingo de Ramos (1º de Abril) está marcada para sair às 7h, da Academia Santa Gertrudes para a Catedral da Sé de Olinda, onde a missa, marcada para às 8h30, será presidia pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O Convento de São Francisco, a Igreja do Carmo e a Igreja Matriz de São Pedro Mártir também terão procissões e missas de Ramos, às 7h, 11h e 17h respectivamente.

Na programação religiosa da quinta-feira (05), a Missa dos Santos Óleos começa às 9h na Catedral da Sé. No turno da tarde, às 17h, a Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés também acontecem na Catedral da Sé. Após a missa, haverá adoração ao Santíssimo até às 22h. A Igreja de São Pedro Mártir realiza Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés, às 20h.

Procissão do Senhor Morto. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Procissão do Senhor Morto. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Na Sexta-feira Santa (06), a celebração da tarde começa às 15h com a Missa da Paixão e Procissão do Senhor Morto, na Catedral da Sé. A cerimônia será presidida por Dom Fernando Saburido. A Igreja Matriz de São Pedro também realiza, às 20h, Missa da Paixão e Procissão do Senhor Morto. No Sábado de Aleluia, será realizada a Vigília Pascal, a partir das 20h, na Catedral da Sé de Olinda.

No domingo (08) da Semana Santa, a programação começa cedo, às 6h30, com a Procissão da Ressurreição do Senhor, que sai do Convento de São Francisco e volta para o mesmo local, onde será realizado um café da manhã com os fiéis, às 8h. Em seguida, às 8h30, acontece a Missa da Páscoa no local. Na Catedral da Sé, às 9h, será realizada a Missa da Ressurreição, que também será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife. O Convento de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo realização missas de Ressurreição, às 08h e às 10h, respectivamente. A Igreja Matriz de São Pedro Mártir terá missas nos horários de 8h e 18h.

Segue a programação completa das Igrejas do Sítio Histórico de Olinda:

Dia 29/03

Procissão do Encerro (saída da Igreja Matriz de São Pedro Mártir, no Carmo até a Catedral da Sé), 19h

Dia 30/03

Procissão dos Passos (saída da Igreja da Sé até a Igreja de São Pedro), 16h

Dia 01/04 – Domingo de Ramos

Procissão e Missa dos Ramos, com celebração de Dom Fernando Saburido (saída do Bairro Amaro Branco até o Convento de São Francisco), 07h

Procissão e Missa dos Ramos (Academia Santa Gertrudes/Sé de Olinda), 08h30

Missa e Benção dos Ramos (Igreja do Carmo), 11h

Procissão e Missa dos Ramos (Igreja Matriz de São Pedro Mártir), 17h

Procissão e Missa de Ramos (Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe), 17h

Dia 05/04 – Quinta-Feira

Missa do Crisma/Santo Óleos com celebração de Dom Fernando Saburido (Catedral da Sé de Olinda), 09h

Missa da Ceia com Lava-Pés com celebração de Dom Fernando Saburido (Catedral da Sé), 17h00, após da missa, adoração ao Santíssimo e confissões até as 22h

Missa da Ceia do Senhor com Lava-Pés (Igreja Matriz de São Pedro Mártir), 20h

Dia 06/04 – Sexta-Feira Santa

Missa da Paixão e Procissão do Senhor Morto com celebração de Dom Fernando Saburido ( Catedral da Sé), 15h.

Missa da Paixão e Procissão do Senhor Morto (Igreja Matriz de São Pedro Mártir), 20h

Dia 07/04 – Sábado de Aleluia

Solene Vigília Pascal com celebração de Dom Fernando Saburido (Catedral da Sé), 20h

Dia 08/04 – Domingo da Ressureição do Senhor

Procissão de Missa da Ressurreição (Convento de São Francisco), 06h30

Missa da Ressurreição com celebração de Dom Fernando Saburido (Catedral da Sé), 09h

Missa da Ressurreição (Igreja Matriz de São Pedro), 08h e 18h

Missa da Ressurreição (Igreja de Nossa Senhora do Amparo), 10h

Missa da Ressurreição (Convento de São Francisco), 08h

CENAS DE CRISTO 2012:

De 04 a 08 de abril
Inicio: 19h
Duração: 50min
Direção: José Pimentel
Produção: Paulo de Castro
Realização: Prefeitura de Olinda
Principais Atores: José Pimentel, Reinaldo de Oliveira, Ivo Barreto, Paula de Renor, Leidson Ferraz, Otavio Catanho, Ana Claudia Wanguestel e alunos de escolas públicas de Olinda

%d blogueiros gostam disto: