Notícias

Olinda combate o fumo com ação educativa

Profissionais de saúde vão repassar informações educativas no Hiper Bompreço de Bairro Novo nesta sexta (28), das 7h30 às 18h

Publicado por: adminolinda, em: 27/08/15 às 15:50

cigarro21Uma mobilização educativa de combate ao fumo será a ação que a Coordenação do Tabagismo da Secretaria de Saúde de Olinda e profissionais do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas Antônio Escobar (CAPs-AD), estará promovendo nesta sexta-feira (28), das 7h30 às 18h, no supermercado Hiperbompreço, Bairro Novo. A mobilização marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que será celebrado sábado (29).

Uma equipe estará na área interna e externa do supermercado abordando as pessoas, com o objetivo de repassar informações educativas para viver bem e com saúde, bem como divulgar os serviços disponibilizados no CAPs/AD.

O Centro de Apoio de Olinda é referência na rede pela capacitação e compromisso do programa do tabagismo. Lá, 90 pacientes, que se dividem em quatro grupos, são monitorados por profissionais médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, onde é realizada uma avaliação (anamnese), e posteriormente é entregue a medicação. O tratamento é feito em três meses.

Combate ao Tabagismo – O cultivo do tabaco envolve a utilização envolve a utilização de diversos produtos químicos, altamente maléficos ao organismo, tais como fertilizantes e agrotóxicos. Os usuários do cigarro, cachimbo, charuto, além de poluírem o ambiente, prejudicam também outras pessoas (fumantes passivos).

No Brasil, o tabagismo e responsável por 100.000 mortes anuais, 10 mortes por hora. Mortes por câncer de pulmão, enfisema, acidentes vasculares e doenças coronariana. A cada 300 cigarros fumados, uma árvore foi derrubada.

O tabaco é uma droga e causa dependência semelhante a cocaína, morfina, álcool entre outras nocivas.

A publicidade do Tabaco fere os direitos de optar conscientemente, pois não fornece informações necessárias sobre os malefícios que advêm do vicio de fumar.

Serviço:

Secretaria de Saúde de Olinda
CAPS DR. Antônio Escobar, Rua Pereira Simoes,155 – Bairro Novo
Fone: (81) 3429.9719,999694373

%d blogueiros gostam disto: