Olinda comemora a festa de São Salvador do Mundo, padroeiro da cidade

Nesta quinta, 06 de agosto, ocorrem procissão, missa solene celebrada por Dom Fernando Saburido, apresentação de coral e seresta saindo da Igreja da Sé

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 03/08/15 às 17:10
A data é uma celebração ao dia da Transfiguração do Senhor Salvador do Mundo. Foto: Diego Galba/Pref.Olinda

Na próxima quinta-feira (06), Olinda estará em festa. A data marca o dia do Senhor Salvador do Mundo, padroeiro da cidade. A tradicional procissão acontece às 16h e, logo após, será realizada a Celebração Eucarística na Igreja da Sé.

O dia, que é um feriado municipal no calendário da cidade, será iniciado às 8h com fogos, repique dos sinos e momento de oração na Catedral. Às 16h, a procissão com a imagem do Senhor Salvador do Mundo sai da matriz de São Pedro Mártir e segue até a Igreja da Sé. No local, a partir das 17h30, será realizada a solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. As atividades da data festiva serão encerradas com uma seresta que sairá da Igreja da Sé e seguirá pelas ladeiras da Cidade Patrimônio da Humanidade.

A data é uma celebração ao dia da Transfiguração do Senhor Salvador do Mundo, episódio em que Jesus Cristo se transfigurou numa aparição luminosa para os apóstolos Pedro, Tiago e João. O momento, transcrito nos evangelhos, aconteceu no alto de uma montanha. A imagem de São Salvador do Mundo, presente na Igreja da Sé de Olinda, traz Jesus segurando um globo terrestre tendo uma cruz fincada para representar o mundo cristão.

A Arquidiocese de Olinda e Recife preparou uma programação especial, com o tema “Jesus Cristo Salvador do Mundo”, que acontece na cidade desde o dia 02 de agosto e segue até a quinta-feira (06).

Segunda-feira – 03 de agosto
Tema do dia: Pão da Vida: Alimenta e ensina a compartilhar
19h: Coroazinha a Cristo Salvador
19h30: Celebração Eucarística presidida por Monsenhor Lino Rodrigues Duarte, com o Grupo de Canto de São Francisco de Rio Doce.
Paróquias animadoras: Nossa Senhora de Fátima (Olinda), Nossa Senhora de Guadalupe (Olinda), São Francisco (Rio Doce) e São José (Casa Caiada)

Terça-feira – 04 de agosto
Tema do dia: Está presente nas lutas e esperanças da Comunidade
19h: Coroazinha a Cristo Salvador
19h30: Celebração Eucarística Presidida por: Pe. Alessandro Corazza, PSPM com Grupo de Canto: Coral Nossa Senhora Aparecida do Janga.
Paróquias animadoras: Nossa Senhora do Ó (Pau Amarelo), Nossa Senhora Aparecida (Janga), São Pedro Mártir de Verona (Carmo) e Sagrado Coração de Jesus (Salgadinho)

Quarta-feira – 05 de agosto
Tema do dia: Cristo Veio para servir a todos
16h: Mesa Redonda sobre Campanha da Fraternidade 2015: Igreja e Sociedade; com Dom Antônio Fernando Saburido (OSB) e Padro Alessandro Corazza (PSPM)
Local: Auditório do Convento São Francisco
19h: Coroazinha a Cristo Salvador
19h30: Celebração Eucarística Presidida por: Frei Luiz Nunes Pereira (OC) com Grupo de Canto da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda.
Paróquias animadoras: São Lucas (Ouro Preto), Nossa Senhora da Conceição (Tabajara), Nossa Senhora da Ajuda (Peixinhos), Sagrado Coração de Jesus (Águas Compridas)

Quinta-feira  – 06 de agosto
Tema do dia: Aprender com Ele a criar uma nova sociedade
Festa da transfiguração do Senhor Salvador do Mundo, Padroeiro da Cidade de Olinda
8h: Alvorada Festiva: Com fotos e requipes dos sinos e momento de oração na Catedral
16h: Procissão com a imagem do Senhor Salvador do Mundo, saindo da Matriz de São Pedro Mártir em direção à Igreja da Sé.
17h30: Solene Celebração Eucarística presidida pelo Senhor Arcebisbo Dom Fernando Saburido (OSB) e o Bispo Auxíliar Dom Antônio Tourinho Neto.
Grupo de canto: Seminaristas Arquidiocesanos
19h30: Seresta saindo da Catedral para as ladeiras da cidade de Olinda.