Notícias

Olinda comemora Dia do Dentista com ação educativa

Evento será realizado na Praça do Carmo nesta terça (25). O objetivo é orientar a população sobre os cuidados com a saúde bucal

Publicado por: Secom, em: 24/10/11 às 9:23
Dia do Dentista é comemorado com ação de saúde em Olinda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Dia do Dentista é comemorado com ação de saúde em Olinda - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Com o tema Olinda faz Você Sorrir, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove na manhã da próxima terça-feira (25), Praça do Carmo, uma ação educativa de saúde. O evento faz parte das comemorações do Dia do Dentista, cujo objetivo será orientar a população sobre os cuidados com a saúde bucal e prevenção de doenças como o câncer de boca.

O evento terá temas distribuídos em quatro ciclos (crianças, adolescentes, adultos e idosos). As crianças terão orientação para prevenir as cáries com apresentação do grupo de teatro Sorrir Daqui pra Frente, da UFPE. Para os adolescentes o foco será as consequências do álcool, cigarro e drogas para a saúde bucal.

Já o público adulto contará com orientações que possam identificar feridas na boca, que podem resultar em câncer. Os idosos terão dicas para manter os cuidados com a prótese dentária. Haverá também orientação de escovação para todos os segmentos.

A ação é fruto da parceria com os dentistas da rede de saúde de Olinda e apoio de professores, estudantes de odontologia da UFPE, Brasil Sorridente e da rede da Prefeitura de Olinda.

Para a coordenadora de saúde bucal de Olinda, Raquel Oliveira, fundamental é levar informações à população sobre a saúde bucal. “Vamos orientar a população para ter atenção com a boca, identificar quando uma ferida não cicatriza ha mais de 15 dias, podendo ser diagnosticada como câncer”, disse. Ela acrescentou que no local haverá um setor para coletar material para histopatológico (biopsia) para quem apresentar ferida na boca, com características cancerígenas.

%d blogueiros gostam disto: