Olinda comemora Dia Mundial da Saúde com premiação

O Evento divulgou vencedores do ExpoSaúde e entregou Prêmio Amigo SUS 2011

Publicado por: adminolinda, em: 12/04/11 às 14:01

Prefeito Renildo Calheiros marcou presença - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Olinda promoveu, na última quinta-feira(07), dois eventos no auditório do Teatro Beberibe, Centro de Convenções, Olinda. As atividades aconteceram paralelamente.

A primeira delas foi pela manhã com a entrega do Prêmio Amigo do SUS Olinda 2011. À tarde foi realizada a divulgação dos vencedores do ExpoSaúde Olinda – I Mostra das experiências bem-sucedidas na gestão da saúde, na promoção do cuidado e nas pesquisas aplicadas ao SUS Olinda.

O ExpoSaúde teve como objetivos principais democratizar as experiências exitosas da gestão da saúde, divulgar as práticas inovadoras no cuidado à saúde desenvolvidas pelos profissionais de saúde de Olinda – nos mais diversos níveis de complexidade assistencial -, e apresentar a produção científica realizada como produto da integração ensino/serviço, discutindo a aplicação da produção acadêmica para a gestão da saúde no município.

Foram 75 trabalhos envolvendo relatos de experiências na gestão, no cuidado à saúde e de pesquisas desenvolvidas tendo o município de Olinda como campo de estudo, num total de 18 trabalhos apresentados na modalidade comunicação oral, 42 trabalhos na modalidade pôster. Todos os trabalhos aprovados para a Expo foram publicados nos Anais do evento para avaliação da comissão julgadora, que foi composta por representantes sem vínculo com a gestão. A abertura da solenidade começou às 8h30, com leitura de texto sobre a ExpoSaúde.

Em seguida, houve apresentação cultural realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Secretaria de Saúde de Olinda, com o tema “A Política do SUS”, tendo com autora a poetisa Ceci Alencar.Para compor a mesa de abertura, o cerimonial convidou o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; a secretária de Saúde, Tereza Miranda; a secretária executiva da Saúde, Cristina Meneses; o secretário de Ciências e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja; a jornalista do Ministério da Saúde (Comunicasus), Luciana Simões; o vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz; representando a Saúde do Estado, Carmem Dhalia; e representando o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, o professor Domício Aurélio de Sá.

Em seguida, o secretário Marcelino Granja fez uma conferência de abertura. Para completar, o professor do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami-LIKA, José Luiz, ministrou uma apresentação dos “Resultados da Pesquisa sobre HPV em Olinda. Posteriormente, a emoção tomou conta do Teatro com a entrega do Prêmio Amigo do SUS Olinda 2011 aos homenageados, materializado pela peça de arte em cerâmica produzida pelo artista olindense Tiago Amorim. A premiação é uma homenagem da SSO às pessoas que trabalharam e trabalham com empenho e compromisso para a garantia do aprimoramento das políticas públicas de saúde no município.

Receberam o prêmio o secretário de Ciências e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja; o Secretário da Fazenda e da Administração do Município de Olinda, João Alberto da Costa Faria; a gerente da Policlínica de Peixinhos – Distrito Sanitário I, Clarice Santos da Silva; e a Coordenadora de Epidemiologia -Distrito Sanitário II, Marta Selma Ferreira dos Santos.

Ainda pela manhã,  houve a realização do Painel 1 onde foram apresentados os trabalhos de experiências exitosas da gestão da saúde de Olinda, aprovados pela comissão avaliadora para a modalidade comunicação oral. No início da tarde foi realizada uma sessão de Pôster onde os autores dos trabalhos puderam apresentar suas experiências e discutir com os participantes do evento.

Na sequência foram realizadas mais duas sessões de comunicação oral: O painel 2 trazendo relatos das experiências no cuidado à saúde desenvolvidas por profissionais das unidades de saúde do município e o painel 3 com a apresentação de trabalhos de pesquisas científicas realizadas em Olinda. O evento teve em seu encerramento a presença dos membros da Comissão avaliadora dos trabalhos que relatou os critérios de seleção dos trabalhos e por fim, divulgação dos trabalhos premiados com passagens de ida e volta para o 8º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de novembro, em São Paulo, foram:

Categoria – Relato de Experiência na Gestão da Saúde:

Fabio Lima De Alencar : Núcleo de Geoprocessamento de Olinda: um olhar sobre o território

Categoria – Relato de Experiência no cuidado à Saúde:

Jomar Marinho Da Silva : Campeões em saúdeCategoria –

Pesquisa em Saúde:

Amanda Priscila de Santana Cabral : O serviço de atendimento móvel de urgência como observatório dos acidentes de transporte: a experiência de Olinda, PE.

Embora não tenham recebido a premiação, mais quatro trabalhos foram selecionados pela comissão avaliadora para receberem menção honrosa pela relevância e qualidade apresentada.

Categoria – Relato de Experiência na Gestão da Saúde:

Sony Maria Dos Santos : Saúde, travestis e transexuais : unidas na diversidade para a prevenção das DST, HIV, AIDS e hepatites virais : uma experiência bem sucedida em Olinda – Pernambuco, 2009.

Josilene Maria Felix Ferreira : Projeto Olhar Brasil em Olinda: novo desenho de assistência para ampliar o acesso de grupos prioritários a consultas oftalmológicas e óculos corretivosCategoria – Relato de Experiência no cuidado à Saúde:
Zenize Rocha Da Silva Costa: Sementes do Bonsucesso: educando através do teatroCategoria – Pesquisa em Saúde:

Paula Alexandra Dos Santos Oliveira:Avaliação da acurácia de diferentes testes laboratoriais no diagnóstico da filariose em crianças e adolescentes.