Notícias

Olinda comemora Dia Mundial da Saúde

Evento divulga vencedores do ExpoSaúde e também entregará Prêmio Amigo SUS 2011

Publicado por: Secom, em: 06/04/11 às 10:36
Saúde - Arte: Diego de Luna

Arte: Diego de Luna

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Olinda promove, nesta quinta-feira(7),  dois eventos no auditório do Teatro Beberibe, Centro de Convenções, Salgadinho, Olinda. As atividades acontecem paralelamente. A primeira delas é a entrega do Prêmio Amigo do SUS Olinda 2011, que acontece no período da manhã. Em seguida, será realizada a divulgação dos vencedores do ExpoSaúde Olinda – I Mostra das experiências bem-sucedidas na gestão da saúde, na promoção do cuidado e nas pesquisas aplicadas ao SUS Olinda.

O ExpoSaúde tem como objetivos principais democratizar as experiências exitosas da gestão da saúde, divulgar as práticas inovadoras no cuidado à saúde desenvolvidas pelos profissionais de saúde de Olinda – nos mais diversos níveis de complexidade assistencial -, e apresentar a produção científica realizada como produto da integração ensino-serviço, discutindo a aplicação da produção acadêmica para a gestão da saúde no município. Setenta e cinco trabalhos de pesquisas foram apresentados para avaliação da comissão julgadora do evento, que foi composta por representantes sem vínculo com os resultados.

A abertura da solenidade começa às 8h30, com uma leitura de texto sobre a ExpoSaúde. Em seguida haverá uma apresentação cultural realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Secretaria de Saúde de Olinda, com o tema “A Política do SUS”, tendo com autora a poetisa Ceci Alencar.

O Secretário de Ciências e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja, fará uma conferência de abertura. Para completar, o professor do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami-LIKA, José Luiz, fará uma apresentação dos “Resultados da Pesquisa sobre HPV em Olinda.

Em seguida, será a entrega do Prêmio Amigo do SUS Olinda 2011, materializado pela peça de arte em cerâmica produzida pelo artista olindense Tiago Amorim. Uma homenagem da SSO às pessoas que trabalharam e trabalham com empenho e compromisso para a garantia do aprimoramento das políticas públicas de saúde no município.

Serão homenageados com o prêmio o secretário de Ciências e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja; o Secretário da Fazenda e da Administração do Município de Olinda, João Alberto da Costa Faria; a gerente da Policlínica de Peixinhos – Distrito Sanitário I, Clarice Santos da Silva; e a Coordenadora de Epidemiologia -Distrito Sanitário II, Marta Selma Ferreira dos Santos;

À tarde, a cerimônia será totalmente destinada à apresentação dos trabalhos de pesquisas nas categorias de Painel, Pôsteres, Pesquisa em Saúde. Os primeiros colocados nas três categorias serão premiados com passagens de ida e volta para o 8º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de novembro, em São Paulo.

%d blogueiros gostam disto: