Olinda comemora 183 anos do curso de Direito no Brasil no dia 11 de agosto

Prefeitura faz programação especial para festejar o ensino universitário jurídico no País, que teve início em 1827 no Mosteiro de São Bento de Olinda

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 06/08/10 às 13:21
Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

No dia 11 de agosto de 1827, em Olinda, aconteceu o que se tornou um marco para a educação nacional. Foi criado o primeiro curso de Direito do Brasil, dando início ao processo de graduação no ensino superior do país. Este ano, a Prefeitura de Olinda irá incluir em sua agenda cultural mais uma edição da comemoração desta importante data: os 183 anos de implantação do curso, que funcionou no Mosteiro de São Bento de Olinda.

A comemoração será no dia 11 de agosto. Das 15h às 16h haverá visita guiada para estudantes até a sala de aula onde funcionou o curso jurídico. Às 17h, será realizada a posse dos procuradores do município na sede da Prefeitura Municipal de Olinda, no Palácio dos Governadores. A partir das 18h haverá visita solene à primeira sala de aula e, logo após, missa com o Abade Dom Felipe no Mosteiro de São Bento. A festa será encerrada com shows de Jorge Riba e Academia da Berlinda, às 20h, em frente à sede da Prefeitura.

“A idéia das comemorações do dia 11 de agosto é contar um pouco desse legado cultural e valorizar nossa história”, explica o prefeito, Renildo Calheiros. A iniciativa da Prefeitura de Olinda contou com o total apoio do Mosteiro de São Bento, que aderiu à idéia.

HISTÓRIA – Fundado por Dom Pedro I, o curso de Direito teve como sede inicial o Mosteiro de São Bento. Hoje, ele completa 182 anos de implantação e sua primeira sala de aula ainda existe, preservada e cheia de memórias. Por suas belezas naturais, mas, principalmente, pela sua imponência política no cenário daquela época, Olinda foi escolhida para sediar esse marco na educação nacional. O curso foi inaugurado pelo doutor Lourenço José Ribeiro. Sua primeira sede foi o Mosteiro de São Bento, onde ocupou todo primeiro pavimento. No segundo andar ficava a biblioteca do Mosteiro.

O curso permaneceu em Olinda até 30 de maio de 1853, quando, pelo artigo 286 de número 1.034, foi transferido para o Recife. Em 1832 formaram-se 41 alunos de várias regiões do Brasil, entre eles destacou-se Euzébio de Queiroz, que mais tarde exerceu os cargos de magistrado e Ministro da Justiça, onde promulgou a lei que reprimiu o tráfico negreiro e estabeleceu sua posterior extinção. A sala onde parte do nosso passado reside está no Mosteiro de São Bento, com seus livros carregados de fatos vivos que permanecerão na história e na memória de quem os visitar.

O MOSTEIRO DE SÃO BENTO – É o segundo mosteiro beneditino em terras brasileiras, um monumento construído no século XVI que guarda parte da nossa história, desde o império até hoje. Fundado por monges ainda quando Pernambuco era tida como Capitania, esse símbolo religioso e cultural passou por algumas mudanças ao longo do tempo.

Em 1632 ele foi destruído e suas pedras arrancadas para construção de um palácio para o Conde Maurício de Nassau,  posteriormente servindo de residência aos governadores de Pernambuco. Em 1654, com a restauração da capitania, os monges voltaram a Olinda e, sob o comando do então Abade Fr. Diogo Ranges, deu-se início as obras de reedificação, reformando e estabelecendo o mosteiro no lugar onde até hoje se encontra. Além dessas, a igreja passou por nova demolição e assim, no mesmo local, foi construído um novo mosteiro, que mais tarde foi reformado, por fins do século XIX e segue nesse modelo até hoje.

No interior da igreja encontra-se uma vasta riqueza da arquitetura barroca. No altar, ver-se em arenito as armas da congregação beneditina brasileira, colunas de pedras seculares e piso de ouro. É essa mescla de história, cultura e riquezas que fazem do Mosteiro de São Bento um dos maiores legados da nossa cultura.

Programação das comemorações do dia 11 de Agosto:

15h às 16h – Visita guiada para estudantes até a primeira sala de aula do curso jurídico no Mosteiro de São Bento.

17h – Posse dos Procuradores do município na sede da Prefeitura de Olinda.

18h – Visita solene à primeira sala de aula do curso jurídico no Mosteiro de São Bento.

19h – Missa com o Abade Dom Felipe no Mosteiro de São Bento.

20h – Shows de Jorge Riba e Academia da Berlinda em frente à Prefeitura Municipal de Olinda.