Notícias

Olinda comemora o Dia Mundial da Saúde

O evento terá oficinas, atividades lúdicas de incentivo a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis, aulas de dança e muito mais

Publicado por: Secom, em: 05/04/10 às 10:53

Dia Mundial da Saúde 2010Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Saúde de Olinda (SSO) através da Coordenação de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT´s) e suas diversas Coordenações de Políticas Estratégicas, irão realizar nos dias 06 e 07 de abril uma série de eventos com o objetivo de alertar a população sobre os principais problemas de saúde pública, utilizando-se da cultura local como instrumento de linguagem e divulgação. Neste ano o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foi “Urbanismo e Saúde” com a campanha “1000 Cidades. 1000 Vidas.”

Na terça-feira (06) a partir das 17h, um aulão de ginástica desenvolvido por profissionais de educação física da SSO, marcará a abertura do novo pólo do Programa Se Bole Olinda que será instalado na sede do Homem da Meia Noite, no Largo do Rosário, Bonsucesso. Já na quarta-feira (07) será montada na Praça do Carmo a Feira da Saúde que contará com uma programação extensa, sendo iniciada a partir das 08h e estendida até o meio dia. Em paralelo a Feira, equipes percorrerão as ruas da cidade para fixar banners em comércios, dando continuidade a Campanha adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para a difusão de uma cultura de Paz e Não Violência.

Oficinas, atividades lúdicas de incentivo a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis destinadas ao público infanto-juvenil, massagens Shiatsu, Tai-Chi-Chuan, alongamento, ginástica, aulas de dança para idosos e população em geral serão algumas das atrações da Feira. Também serão feitas aferições de pressão e glicose e avaliação do risco da Síndrome Metabólica que serão realizadas pelos profissionais do Programa HIPERDIA (Hipertensão e Diabetes) da Secretaria de Saúde de Olinda.

Equipes de Redutores de Danos estarão conscientizando a população para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), gravidez na adolescência e diminuição do consumo de álcool e drogas. Além disso, serão realizadas ações educativas de combate à Dengue, Tuberculose e Hanseníase. A turma do Fom-Fom estará presente para alertar a população sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito.

Nestes dias serão comemorados também o Dia Mundial de Atividade Física (06) e o Dia Nacional de Promoção de Qualidade de Vida (11).

%d blogueiros gostam disto: