Olinda comemora Semana da Consciência Negra

Audiência pública, oficinas e apresentação do Afoxé Alafin Oyó e da Ciranda Cobiçada fazem parte da programação

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 19/11/13 às 18:38
Afoxé Alafin Oyó no Festival Pernambuco Nação Cultural 2012, em Gravatá - PE. Foto: Ricardo Moura/Secult-PE

Afoxé Alafin Oyó no Festival Pernambuco Nação Cultural 2012, em Gravatá – PE. Foto: Ricardo Moura/Secult-PE

Em referência ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20 de novembro), haverá amanhã, na Câmara Municipal de Olinda, a audiência pública “Da Falsa Abolição à Conquista dos Nossos Direitos”.  O evento está marcado para as 14h.

Os Povos de Terreiro abrirão o ato na Câmara com um tradicional Xirê – cerimônia de oferenda aos Orixás para proteger e abençoar os trabalhos e as festividades que seguirão. Ao término da audiência pública, o Afoxé Alafin Oyó conduzirá uma caminhada em direção ao Mercado da Ribeira, onde terá lugar a programação cultural, que será encerrada com uma grande roda da Ciranda Cobiçada.

As atividades em comemoração à Semana da Consciência Negra são promovidas pela Coordenadoria de Negros e Negras da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH) e foram iniciadas nesta segunda-feira (18/11) com a oficina “Da Falsa Abolição à Conquista dos Nossos Direitos”. A aula foi monitorada por Igor Prazeres, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Alto da Conquista e foi repetida nesta terça-feira (19/11), no Coletivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em Águas Compridas. Na quinta-feira (21/11), a partir das 14h, quem receberá a programação são os jovens do  Centro Social Urbano de Ouro Preto.

A Semana da Consciência Negra será encerrada no dia 22/11, às 18h, na Biblioteca Pública de Olinda, com o Cine Mulher Itinerante, que exibirá o filme “O Xadrez das Cores”. A entrada é franca.

Veja abaixo a programação completa:

18/11 , 09h30 – Oficina “Da falsa abolição à conquista dos nossos direitos” no Espaço Joab, Rua Asteca, 11, Alto da Conquista.

19/11, 09h30 – Oficina “Da falsa abolição a conquista dos nossos direitos” na Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, Rua 12 de Dezembro, 109, Águas Compridas.

19/11, 13h30 – Atividade da Secretaria de Educação: 9ª Semana da Consciência Negra – Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Rua 15 de Novembro, 184, Varadouro.

20/11, 14h – Audiência pública “Da falsa abolição a conquista dos nossos direitos”, na Câmara Municipal de Olinda, Rua 15 de Novembro, 93, Varadouro.

20/11, após a audiência –  Apresentação da Ciranda Cobiçada, a ciranda mais antiga de Olinda e o Afoxé Alafin Oyó, o afoxé mais antigo e tradicional de Olinda.

21/11 – 14h – Oficina “Da falsa abolição a conquista dos nossos direitos” no Centro Social Urbano, Morro do Peludo, s/n, de Ouro Preto.

22/11 – 18h – CINE Mulher Itinerante: “O Xadrez das Cores”, na Biblioteca Pública Municipal de Olinda, Av. Liberdade, 100, Carmo.