Olinda comemora sucesso do I Festival de Xadrez do município

Evento confirmou que a prática do xadrez cativou os estudantes e vem sendo uma poderosa ferramenta no processo pedagógico

Publicado por: Secom, em: 19/10/10 às 18:10
I Festival de Xadrez

Mais de 200 estudantes das escolas municipais de Olinda participaram das atividades.

A presença de mais de 200 estudantes das escolas públicas de Olinda no I Festival de Xadrez comprovou que o jogo conquistou o gosto dos pimpolhos e cresce como estratégia usada no processo pedagógico. Os estudantes fazem parte das 10 escolas municipais envolvidas no Projeto Xadrez Itinerante, desenvolvido pela divisão de Educação Física da Secretaria de Educação de Olinda. “A atividade esportiva considerada dos ‘Intelectuais’ é hoje uma prática consolidada entre os estudantes da rede municipal envolvidos no projeto”, destacou Pedro Ricardo, chefe da divisão de Educação Física e Esporte Escolar

O evento, que aconteceu durante todo o dia 08/10, contou com exposição de tabuleiros temáticos, explanação sobre a história do xadrez, competições virtuais, competições entre escolas, oficina de confecção de peças e xadrez humano. No final das atividades os estudantes receberam medalhas.

O Xadrez Itinerante é originalmente um projeto interdisciplinar do professor de Educação Física, Pedro Botelho, implantado na Escola municipal Maria da Glória Advíncula. A Divisão de Educação Física tornou a proposta itinerante e já visitou mais de 15 escolas da rede, beneficiando um total de mais de 1.500 crianças com acesso direto às atividades.

O projeto trabalha o xadrez em várias disciplinas com criatividade e embasamento pedagógico, entre elas a Geografia, História, Ciências, Artes, Língua Portuguesa, Matemática, Cidadania, Ética e Valores. A abordagem para introduzir o xadrez pode variar conforme a série e a disciplina, com contação de histórias, recolhimento de material reciclável, expressão corporal, entre outras.

Dentro do projeto, o professor desenvolveu métodos e buscou formas para superar a dificuldade de espaço, técnicas para confecção com material alternativo e criou uma cadeia de multiplicadores que está expandindo o jogo para além dos muros da escola, no entorno da comunidade. “Um dos pontos positivos tem sido o melhoramento do rendimento escolar, principalmente entre alunos portadores de dificuldades de aprendizagem”, ressalta Pedro Ricardo.