Notícias

Olinda conhece o aplicativo ID Jovem

Ferramenta traz diversos benefícios aos jovens de 15 a 29 anos. Evento foi realizado na Vila Olímpica de Rio Doce

Publicado por: Nathaly Nascimento, em: 11/08/17 às 20:42

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um documento virtual para jovens brasileiros com o intuito de possibilitar mais acesso à cultura, esportes, transportes e lazer. Nesta sexta-feira (11.08), a Vila Olímpica de Rio Doce, em Olinda, recebeu o pontapé inicial do projeto, em um evento que contou com apresentações culturais e presença de alunos de escolas municipais.

Para dar entrada no documento virtual é necessário seguir alguns requisitos: ter entre 15 e 29 anos, estar inscrito no Cadastro Único (atualizado há no mínimo 24 meses), possuir renda familiar de até dois salários mínimos e ter em mãos o Número de Identificação Social – NISS. Caso o jovem não o possua, ele deve se dirigir ao Centro de Referência mais próximo de sua residência, levando seus documentos de identificação para a realização da inscrição ou atualização do seu cadastro.

“A ID Jovem é uma luta, um direito que está dentro do Estatuto da Juventude, aprovado em 2013 e lançado em dezembro de 2016. Ele tem a finalidade de garantir alguns direitos desse estatuto como, por exemplo, a questão da meia-entrada em eventos, independentemente de estar estudando ou não.  Hoje, através do aplicativo, existe um espaço para colocar o NISS com mais facilidade. Uma conquista da juventude brasileira, após mais de 10 anos de luta. Em Pernambuco, mais de 1 milhão e 80 mil jovens já têm esse direito”, destacou o coordenador da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, Adriano Diniz.

Os benefícios conquistados são os de meia-entrada nos eventos artísticos–culturais e esportivos (sem necessidade de carteira de estudante), viagens gratuitas ou com 50% de desconto em transportes interestaduais (duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto por viagem em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação), isenção da taxa do ENEM e gratuidade da emissão de carteira estudantil.

“É uma alegria Olinda receber um evento deste tipo. Temos mais de 400 mil habitantes, sendo cerca de 30% de jovens. Para a cidade é uma honra poder dar o pontapé inicial do ID Jovem, aqui na Vila Olímpica de Rio Doce, um lugar esportivo, frequentado por toda faixa etária. Para nós, é um orgulho muito grande poder estar envolvido com a juventude não só de Olinda, mas sim de todo Estado”, comemora o prefeito Professor Lupércio.

O evento teve também o propósito de, junto com o prefeito de Olinda, criar o Conselho de Juventude para enviar para a Câmara Municipal um projeto de lei que vai fortalecer a política pública de juventude no município.

A cerimônia contou com apresentações dos grupos Nação Ogan, Associação Bacuará, Batalha na Orla, 1 Gido e Four Dance, assistidos pelos os alunos das escolas Sagrado Coração de Jesus, Pintor Manuel Bandeira, Compositor Antônio Maria e Jonas Taurino.

Para acessar o ID Jovem, é necessário baixar o aplicativo no celular, através do Play Store, e preencher os dados. Para mais informações acesse o site www.caixa.gov.br.

%d blogueiros gostam disto: