Olinda cria projeto de política municipal do livro

As emendas são uma sugestão da rede LLL Olinda, grupo que se reúne desde 2010 a convite da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda (SEPAC)

Publicado por: Secom, em: 04/10/11 às 9:03
Biblioteca Pública de Olinda. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A Câmara dos Vereadores de Olinda e a Rede do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (rede LLL Olinda) realizam, no dia 5 de outubro, uma audiência pública para a apresentação de emendas substitutivas ao projeto de lei que cria a Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda.

A rede é formada por representantes das cadeias mediadora, criativa, produtiva, além do poder público.

Paralelo aos encontros, o vereador Marcelo Santa Cruz apresentou em abril de 2011 o Projeto de Lei que estabelece a Política Municipal do Incentivo à Cultura da Leitura. A rede LLL Olinda então tomou conhecimento do Projeto de Lei do vereador Marcelo Santa Cruz e decidiu então incluir o texto como prioridade nas pautas das reuniões mensais.

As reuniões da LLL Olinda possibilitam o debate sobre questões fundamentais dentre as quais destaque para a comparação entre a legislação existente para o setor no âmbito municipal, estadual e federal, diferenças conceituais entre Lei e Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas, necessidade de se ter um equilíbrio entre as propostas das cadeias produtiva, entre outros temas.

“A política municipal da rede LLL Olinda será o documento orientador para o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas. Desta forma, a Prefeitura tem o objetivo de tornar público o debate sobre a leitura que deve ir além da sala de aula e facilitar o acesso da população ao livro, a leitura, as bibliotecas. Para isso, queremos convocar também é importante que a sociedade civil participe desse processo”, explica a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto, que estará presente na reunião do dia 5.

Serviço:

Data: 05 de outubro (quarta-feira)
Horário: 18h30min
Local: Plenário da Câmara Municipal de Olinda