Olinda dá início ao tratamento coletivo de Filariose

A ação da Secretaria de Saúde de Olinda irá medicar aproximadamente 79 mil pessoas maiores de quatro anos de idade

Publicado por: Secom, em: 24/09/09 às 17:28
Campanha de tratamento coletivo da filariose

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

A abertura oficial do 1º ano de Tratamento Coletivo de Filariose aconteceu hoje (24) nos bairros de Peixinhos, Passarinho e Caixa D’Água. A ação da Secretaria de Saúde de Olinda que se estende até 30 de outubro para esses bairros, acontece também em Sítio Novo, Salgadinho e Águas Compridas, nesse caso com o início da quarta etapa do tratamento. Os seis bairros em questão somam uma população de 98.198 habitantes. Até novembro de 2009, mais outros três bairros serão tratados: Alto da Bondade, Alto da Conquista e Alto do Sol Nascente (que somam 18.200 habitantes).

Estima-se que até o final de outubro, sejam medicadas contra a Filariose aproximadamente 79 mil pessoas maiores de quatro anos de idade, residentes nos bairros mencionados. A estratégia de tratamento, que acontecerá diariamente das 8h às 17h, consiste na abordagem porta a porta. Além disso, a medicação será distribuída, das 20h às 22h, aos moradores que não forem localizados durante o dia em pontos estratégicos próximos de suas residências. Para realizar a ação, foi feita uma parceria com 90 estudantes de enfermagem da FUNESO, que se dividirão em três turnos (manhã, tarde e noite).

EXAME – Aproveitando a mobilização dos agentes de saúde na execução do Programa Nacional de Eliminação da Filariose no município, a Coordenação Municipal de Doenças Endêmicas (CMDE) está realizando coleta de gota espessa (fura-dedo) para Filariose Linfática. A população interessada na realização do exame deve procurar a equipe de coleta, de segunda a quinta-feira, que está de prontidão das 23h até 1h da madrugada, no Serviço de Pronto Atendimento/SPS Adulto (Avenida Santos Dumont, 177, Varadouro) e Infantil (Avenida Antônio da Costa Azevedo, Peixinhos) da rede municipal.