Notícias

Olinda dá um banho de inclusão

Pessoas com deficiência foram à praia de Bairro Novo neste final de semana conferir o Projeto Praia sem Barreiras

Publicado por: adminolinda, em: 27/08/13 às 17:58
A ação de inclusão social através da prática de lazer, atraiu pessoas de todas as idades. Foto: Cleber Faustino/Uninassau

A ação de inclusão social através da prática de lazer, atraiu pessoas de todas as idades. Foto: Cleber Faustino/Uninassau

O primeiro final de semana do Projeto Praia sem Barreiras, em Bairro Novo, foi bem movimentado. A ação de inclusão social através da prática de lazer, atraiu pessoas de todas as idades. No domingo, 25, oito crianças com deficiência do Programa PE Conduz, do Governo do Estado, foram experimentar as cadeiras anfíbias que flutuam no mar e as piscinas, montadas na areia da praia. “Elas curtiram bastante e certamente se sentiram incluídas na sociedade, brincando na praia como as outras crianças sem deficiência”, revelou Geziel Bezerra, coordenador do projeto no município.

Um banho de mar é mesmo transformador. A água salgada possui componentes que relaxam o corpo, que tiram dores e reenergizam a pessoa. E pensando em proporcionar ainda mais bem estar e inclusão às pessoas com deficiência, o Programa Praia sem Barreiras de Olinda já está se preparando para oferecer uma arena esportiva para vôlei sentado, como uma opção de esporte adaptado. “Queremos que pessoas com deficiência de outros municípios também venham nos visitar”, ressaltou Barbosa.

O Programa Praia sem Barreiras funciona em Bairro Novo, de forma gratuita, exclusivamente para atender pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, às sextas, sábados e domingos, no horário das 8h às 12h, com uma equipe de 12 monitores da  Faculdade Maurício de Nassau, que é parceira na iniciativa, e ainda 4 salva-vidas do Corpo de Bombeiros Militares. Esse é o primeiro projeto inclusivo com acessibilidade na praia do litoral norte de Pernambuco. A iniciativa do Governo do Estado é  desenvolvida no município pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda. O Praia sem Barreiras funciona também em Boa Viagem, Porto de Galinhas e na ilha de Fernando de Noronha.

São disponibilizadas 4 cadeiras anfíbias, 2 piscinas infantis, 01 quiosque com telefone para surdo, 01 banheiro acessível e ainda rota de acesso de Recife para Olinda com acessibilidade.

Em Olinda circulam ônibus adaptados. No sentido Recife/Olinda, na praça Duque de Caxias tem uma rota 100% acessível, com rampas de acesso, e travessia elevada. No sentido Janga/Olinda, existe outra parada acessível. No momento existem 3 vagas de estacionamento em frente ao Bar Capitania.

Serviço

Dia e hora: Sextas, sábados e domingos, das 8h às 12h.
Localização: Avenida Ministro Marcos Freire, Bairro Novo, Olinda, em frente à Praça Duque de Caxias.

%d blogueiros gostam disto: