Notícias

Olinda debate a mídia brasileira com o II Cine Educativo

A ideia do evento promovido pela Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Olinda é de fomentar o debate sobre a concentração da mídia e a democratização da comunicação

Publicado por: adminolinda, em: 02/06/15 às 17:02

estudo-portal-cine-educativo-os-coroneis-da-midia-e-a-comunicacao-de-massa-02-06-15Com o intuito de gerar um debate sobre o papel da Mídia no Brasil, na próxima sexta-feira (5), às 15h, acontece na Biblioteca Púbica de Olinda, o II Cine Educativo, com o tema: Os Coronéis da Mídia e a Comunicação de Massa.

A ideia principal do Cine Educativo é fazer a difusão de assuntos e a partir deles, fomentar debates sobre diversos temas, após o termino da apresentação dos curta-metragens. O participante terá acesso a um certificado.

“O Cine Educativo tem por finalidade levar à juventude, de forma crítica, debates que estão em voga hoje na sociedade e, assim, propor soluções de forma coletiva. O que discutiremos nessa edição é a concentração midiática e a forma como a grande mídia se organiza, que é através de oligopólios, onde praticamente apenas 7 famílias, controlam a comunicação no Brasil”, disse Matheus Lins, coordenador da Coordenadoria de Juventude.

Pedro Moura, coordenador adjunto de juventude de Olinda, completa: “O Cine Educativo tem por objetivo principal provocar debates sobre temas de grande relevância na sociedade, temas que coloquem a sociedade em contexto, que criem espaços de discussão e que possibilitem um olhar mais profundo sobre a informação e sua difusão. Por conta da grande velocidade que a informação se dissemina atualmente, o que ocorre é que muitas vezes nós acabamos caindo no senso comum. Esta edição do Cine Educativo é justamente para colocar em xeque a comunicação social de massa, e levar à juventude olindense um olhar mais aprofundado sobre o tema”.

Confira os curtas que serão exibidos

  • Bandalargar (3 min., Intervozes, Brasil, 2011) – O curta abre um debate sobre a democratização da comunicação, através da expansão da banda larga no Brasil.
  • Fora coronéis da mídia (3 min., Brasil, 2014) – O curta traça um paralelo entre os políticos que controlam emissoras de mídia no Brasil.
  • Três homens em conflito com a lei (3 min., Intervozes, Brasil, 2015) – O artigo 54 da Constituição Federal Brasileira proíbe que senadores e deputados sejam donos de canais de TV e rádio no país, mas muitos políticos ignoram a Constituição.
  • Liberdade, essa palavra (27 min., dir. Marcelo Baêta, Brasil, 2005/6) – Aborda a relação de Aécio Neves com a imprensa no seu primeiro mandato como governador de Minas Gerais (2003/2006).
  • Gagged in Brazil (8 min., dir. Daniel Florêncio, Grã-Bretanha, 2008) – É um filme crítico à política de comunicação do governo de Minas Gerais, produzido para a Current TV, pelo documentarista brasileiro Daniel Florêncio.
  • Levante sua voz (17 min., dir. Pedro Ekman, Brasil, 2009) – Numa linguagem inspirada no filme de Jorge Furtado, diretor do documentário “Ilha das Flores”, o vídeo Levante sua Voz compara a regulação da comunicação no Brasil com a lei da selva, onde os mais fortes ditam as regras.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: