Olinda debate planejamento para os próximos dez anos na VII Conferência Municipal de Educação

Evento ocorrerá nesta quinta-feira (11) no Centro de Convenções de Olinda, com o objetivo de discutir e aprovar o Plano Municipal de Educação

Publicado por: Secom, em: 09/06/15 às 15:03
O objetivo é o de discutir e aprovar o Plano Municipal de Educação. Diego Galba/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda realiza sua VII Conferência Municipal de Educação, nesta quinta-feira (11). O evento acontecerá no Centro de Convenções da cidade e terá abertura às 9h. Sob o tema O Novo PME: Desafios e Possibilidades, representantes das redes públicas municipal, estadual, privada básica, rede de ensino superior, membros da sociedade civil, do poder público e profissionais do magistério participarão da conferência que objetiva propor, discutir e aprovar a documentação final que integrará o Plano Municipal de Educação (PME) da cidade.

“Esta VII Conferência Municipal de Educação é muito importante, especialmente, pelo seu objetivo principal que é apresentar um diagnóstico da realidade educacional de Olinda e, a partir disso, propor um conjunto de estratégias para o cumprimento das metas que estão em conformidade com o Plano Nacional de Educação”, explica o secretário de Educação interino de Olinda, André Cândido.

Oito eixos temáticos comporão os debates do evento. São eles: Educação Infantil, Educação Inclusiva, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico, Ensino de Jovens e Adultos, Ensino Superior e Tecnológico, Valorização dos Profissionais da Educação e Gestão Democrática e Financiamento da Educação.

Grupos de trabalho discutirão temáticas oriundas desses eixos, relatando, logo após, as propostas selecionadas para a Plenária Geral da Conferência.

Plano Municipal de Educação – é um planejamento educacional estratégico que definirá os rumos das políticas educacionais, estabelecendo metas e estratégias para os próximos dez anos, na esfera pública e privada, da educação infantil à pós-graduação. Após a aprovação, durante a VII Conferência, será submetido à apreciação do Poder Legislativo, conforme à Lei Federal nº 13.005/2014.

Com o objetivo de promover um debate de ideias para melhorar a educação da cidade, a Prefeitura de Olinda está realizando um Consulta Pública Online para sua elaboração.  As contribuições poderão ser enviadas até o dia 10 de junho ao e-mail pmeolinda@gmail.com. Veja mais informações na página www.olinda.pe.gov.br/pme.

Para dar embasamento às contribuições, a Secretaria de Educação disponibilizou na página da Consulta Pública o texto “Metas e Estratégias do Plano Nacional de Educação”. Nele, é possível ter acesso às informações das áreas abordadas no PME.

“No plano, vamos prever as ações municipais na educação durante os próximos 10 anos. Pretendemos assim, promover um debate de ideias para que possamos melhorar a educação do município, focando em todas as esferas de ensino e também no melhoramento do profissional de educação. Ele é importantíssimo, pois serve de referência para essa e futuras gestões”, declarou Edineide Santos, secretária executiva de Programas e Políticas Educacionais de Olinda.