Notícias

Olinda desenvolve ações contra exploração do trabalho infantil

Profissionais temem ampliação do problema por causa da pandemia da Covid-19

Publicado por: Redação da Secom, em: 08/06/20 às 17:56

Na próxima sexta-feira (12.06) será lembrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização é importante já que a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes ainda é praticada no Brasil. Em Olinda, as ações de fiscalização, conscientização e de enfrentamento a essa prática são realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH).

Este ano, em meio à pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, o município promove a campanha com o tema Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes contra o trabalho infantil. O objetivo é alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos negativos da economia. Serão priorizadas ações não presenciais e sem aglomerações de pessoas, com divulgação em mídias eletrônicas sobre as formas de prevenção e erradicação.

Outros serviços estratégicos são oferecidos durante o ano para erradicação do trabalho infantil na cidade, como o Olinda Mais Lazer, Olinda Mais Cidadania e Olinda Praia Legal, que no momento estão suspensos por conta da pandemia.O acompanhamento dessas iniciativas é feito pela equipe técnica da SDSCDH, formada por profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Olinda e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que vem articulando um conjunto de atividades para retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce (exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos).

Os conselhos tutelares da cidade também atuam como aliados na luta pela garantia dos direitos e na aplicação de medidas protetivas da criança e do adolescente. “Nosso maior esforço é sensibilizar a todos contra a exploração do trabalho infantil e chamar a atenção para denunciar essa prática ilegal”, revelou a coordenadora dos Conselhos Tutelares de Olinda, Cláudia Moura.

As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, com garantia absoluta do sigilo das informações.

Conselho Tutelar I: atende a população que reside entre a RPA¹ 01 a RPA 05 e fica na Avenida Presidente Kennedy, 3533 – Peixinhos, Olinda – PE, 53230-630 – Telefone: (81) 3449-6075

Conselho Tutelar II e III: atendem a população que reside entre a RPA 06 e a RPA 10 Rua José Augusto da Silva Braga, 752 – Bairro Novo – Olinda, Olinda – Telefone: (81) 3494-2120

%d blogueiros gostam disto: