Notícias

Olinda dispõe de centro de reabilitação para tratamento da escoliose

Ortopedista e fisioterapeutas são profissionais especializados no diagnóstico e cuidados da doença

Publicado por: Redação da Secom, em: 26/06/20 às 18:00

É fácil encontrar alguém se queixando de dor na coluna vertebral, causada por um desalinhamento do eixo da estrutura óssea, ocasionando mudança da forma adequada da postura. Essa deformidade é conhecida como escoliose. O Centro de Reabilitação de Olinda (CRO), instalado no Bairro Novo, dispõe de médico ortopedista que dá o diagnóstico detalhado para cada caso e, em seguida, encaminha o paciente para tratamento no Núcleo de Fisioterapia, localizado na Rua Baobá, s/n, em Ouro Preto.

A fisioterapeuta ligada a Secretaria de Saúde do município, Alexsandra Lima, explica que os casos são diversos e precisam ser cuidados cada um de forma específica. “Primeiro é feita uma avaliação minuciosa do paciente e, só depois, é decidido os métodos a serem aplicados na fisioterapia, que podem ser por alongamentos e exercícios de mobilização articulares”, disse a Doutora.

Na maioria dos casos, são recomendadas duas sessões de fisioterapia por semana, mas o tratamento precisa se estender para além dos centros de reabilitação. “É imprescindível que o paciente colabore. Não só comparecendo as sessões de fisioterapia, mas cumprindo as determinações prescritas pelos profissionais da área como, por exemplo, redobrar os cuidados de proteção da espinha dorsal ao sentar, dormir e transportar objetos, como mochilas nas costas”, revelou Alexsandra Lima.

Cerca de duas mil pessoas são atendidas, mensalmente, no CRO, incluindo também os serviços de fonoaudiologia e demais terapias específicas. A unidade oferece consultas por meio de encaminhamentos da própria rede de saúde ou por demanda espontânea. Funcionando das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já o Núcleo de Fisioterapia de Olinda funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone é o 3429.5902.

%d blogueiros gostam disto: