Notícias

Olinda dispõe de Serviço de Atendimento Domiciliar

Pacientes crônicos acamados agora recebem atendimento de profissionais de saúde em casa

Publicado por: Secom, em: 08/06/11 às 11:35
Saúde - Arte: Diego de Luna

Arte: Diego de Luna

Implantado pela Secretaria de Saúde de Olinda, o Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD, visa o apóio domiciliar a pacientes portadores de doenças crônico-degererativa, prevenindo ao máximo as internações e encurtando o período de permanência hospitalar.

A equipe do SAD de Olinda é formada pelo médico, Raimundo Furtado, a enfermeira, Késia Arcoverde e coordenada pela fonoaudióloga, Verônica Magalhães. Uma média de cinco pacientes são atendidos diariamente em suas residências. Durante a visita, que dura em torno de 1h, a equipe realiza aferição de pressão, troca de curativos e a família recebe orientação sobre alimentação e de como cuidar melhor do paciente.

Um dos beneficiados pelo programa é o morador da Vila Popular, José Pereira, 60, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), há dois anos. “Antes ele vivia acamado, era caquético, hoje já fica sentando e melhorou a postura. A equipe nos orienta a como cuidar, fazem curativos e reforçam a alimentação com suplemento, que é importante para sua saúde,” disse a esposa Sônia Pereira.

Segundo a coordenadora do SAD, Verônica Magalhães, o trabalho também tem o intuito de trabalhar toda a estrutura familiar e envolver a família no processo de suporte ao paciente crônico. “Manter o paciente em casa é importante porque ajuda a reduzir os riscos de infecção hospitalar e diminui os custos com hospitais”, informou Verônica, acrescentando que o SAD funciona quando o Programa de Saúde da Família (PSF) solicita a presença do serviço para avaliar e atender os pacientes que necessitam de visitas frequentes da equipe, que passa a acompanhar o doente em sua residência.

Serviço:

Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD
Rua do Sol, 195, Carmo – Olinda
Fone: (81) 3429.6740

%d blogueiros gostam disto: