Olinda divulga programação das celebrações religiosas da Semana Santa

A Cidade Patrimônio recebe as tradicionais procissões e missas no Sítio Histórico

Publicado por: adminolinda, em: 31/03/15 às 14:40
Este ano, a programação religiosa começa na quinta-feira (26) e segue até o sábado, 04 de abril. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Além de ser conhecida como a cidade que tem um dos maiores e mais conhecidos carnavais do mundo, Olinda também se destaca pela religiosidade e devoção da sua população. Logo, as celebrações religiosas no período da Semana Santa recebem um lugar especial no calendário de eventos da cidade.

Neste ano, a programação religiosa começa na quinta-feira (26) com a Procissão do Encerro e segue até o domingo, 04 de abril, com a Missa da Ressureição.

Celebrações

As celebrações religiosas terão início na quinta-feira (26) com a tradicional Procissão do Encerro, que sai às 19h30 da Igreja do Carmo até a Igreja da Sé. Na sexta-feira (27) acontece a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos. O Cortejo visita os nichos ou Passos, realizando pausas reflexivas. Os Passos são pequenas capelas de alvenaria construídas entre 1773 e 1809. Esses só são abertos durante a Procissão, que reconstitui o caminho do Senhor até o Calvário. A saída será às 16h30 da Igrejada Sé até a Igreja do Carmo.

A Procissão do Domingo de Ramos, que acontece no dia 29, tem saída marcada para as 6h30 no Convento de São Francisco. Na sexta-feira, 3 de abril, a partir das 16h, será realizada a Procissão do Senhor Morto. Os fiéis saem da Igrejada Sé e seguem até o Convento de São Francisco. Já no domingo, 5 de abril, as celebrações serão encerradas com a Procissão do Senhor Ressuscitado, que sai Convento de São Francisco, a partir das 6h.

As missas acontecem na Igreja da Sé. No domingo (29) será realizada, às 8h30, a Missa de Ramos. No dia 2 de abril será celebrada a Missa dos Santos Óleos, às 9h, e a Missa da Ceia do Senhor (com lava-pés), às 17h. Na sexta-feira, 3 de abril, a partir das 15h, acontece a Liturgia da Paixão. No sábado, 4 de abril, às 20h, será realizada a Vigília Pascal e no domingo, 5 de abril, às 9h, acontece a celebração da Missa da Ressurreição.

Acompanhe a programação

Quinta-feira 26/03 – Procissão do Encerro

Saída: 19h30 da Igreja do Carmo para Igreja da Sé.
Roteiro da Celebração: Avenida da Liberdade, Rua 27 de Janeiro, Rua de São Bento; Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira), Quatro Cantos; Rua do Amparo; Rua Saldanha Marinho, Rua Bispo Coutinho, Igreja da Sé – Alto da Sé.

Sexta- feira 27/03- Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

Saída: 16h30 da Igreja da Sé para Igreja do Carmo.
Roteiro da Celebração: Rua Bispo Coutinho; Rua Saldanha Marinho; Rua do Amparo; Quatro Cantos; Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira); Rua de São Bento; Rua 27 de Janeiro; Avenida da Liberdade; Igreja do Carmo.

Domingo 29/03- Procissão de Ramos

Saída: 06h30 da Capela do Coração de Jesus para Convento de São Francisco.
Roteiro da Celebração: Escola Sagrado Coração de Jesus – Rua Frei Afonso Maria – Amaro Branco, para o Convento de São Francisco – Roteiro da Celebração: Rua Frei Afonso Maria, Alto da Sé, Ladeira de São Francisco – Convento de São Francisco.

Sexta-feira 3/04- Procissão do Senhor Morto

Saída: 16h00 da Igreja da Sé para o Convento de São Francisco
Roteiro da Celebração: Igreja da Sé (Alto da Sé); Rua Bispo Coutinho, Rua Saldanha Marinho, Rua do Amparo; Quatro Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo (Ribeira); Rua de São Bento; Rua 27 de Janeiro; Avenida da Liberdade, Ladeira de São Francisco, Convento de São Francisco.

Domingo 5/04 Procissão do Senhor Ressuscitado

Saída: 06h00 do Convento de São Francisco retorno Convento de São Francisco.
Roteiro da Celebração: Ladeira de São Francisco; Avenida da Liberdade, Rua 27 de janeiro, Rua de São Bento; Rua Bernardo Vieira de Melo(Ribeira); Quatro Cantos, Rua do Amparo, Rua Saldanha Marinho; Rua Bispo Coutinho, Alto da Sé, Ladeira de São Francisco Encerramento: Convento de São Francisco.