Notícias

Olinda é pioneira em matricular conselheiros escolares em curso específico de formação

Vão participar 40 membros dos conselhos escolares da rede municipal, entre representantes de alunos, professores, pais, comunidade e funcionários

Publicado por: Secom, em: 02/09/14 às 18:08
estudo-portal---educacao---02-09-2014(1)

Olinda é pioneira na mobilização da formação de turmas dos conselheiros escolares no curso, estando entre as duas primeiras turmas de participantes formadas em Pernambuco. Foto: Monique Veloso/Pref.Olinda

Quarenta conselheiros escolares da rede municipal de ensino de Olinda estão matriculados na primeira entrada, deste semestre, do curso fornecido pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. A ação, realizada pela Secretaria Nacional de Educação Básica, propõe uma formação específica para representantes de alunos, professores, pais, comunidade e funcionários que, juntos, contribuem para uma gestão participativa das escolas. O curso foi montado em uma plataforma online que oferece uma carga horária de 40h, distribuídas entre encontros presenciais e atividades à distância. O primeiro encontro presencial da rede acontecerá amanhã (03), a partir das 8h, no Núcleo de Tecnologia e Informática (NTECI) da Secretaria de Educação do município, situado na rua 15 de novembro. Além do espaço, o Núcleo, também, disponibiliza o acesso ao ambiente virtual para os cursistas.

Olinda é pioneira na mobilização da formação de turmas dos conselheiros escolares no curso, estando entre as duas primeiras turmas de participantes formadas em Pernambuco. O programa já trabalha com a cartilha dos conselheiros que servirá como base do curso online. Entre os temas trabalhados estão a democratização da escola, as funções do conselho escolar e a qualidade da educação pública. “Os conselhos escolares são fundamentais para o fortalecimento do nosso trabalho. É mais uma maneira de mantermos esse trabalho de equipe ouvindo a comunidade e discutindo formas de avançarmos nas gestões das escolas. Então, esse curso online é muito bem vindo e só vem a acrescentar à nossa proposta de uma escola para todos”, afirma a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto.

O curso está disponível no endereço conselhoescolar.virtual.ufc.br/conselheiro e as aulas irão até o dia 26 de outubro. “É com grande satisfação que estamos sendo pioneiros desta ação no estado de Pernambuco. A oferta deste curso para conselheiros irá fortalecer a atuação dos colegiados e a gestão participativa em nossas escolas. Esta ação é uma conquista de toda comunidade escolar dos quarenta cursistas que se mobilizaram para garantir a formação desta primeira turma”, diz a chefe do departamento de Gestão Escolar de Olinda e coordenadora executiva do programa no estado, Lyza Gennifer.

Até o dia 10 de setembro, estarão abertas as matrículas para a segunda turma do semestre cujas aulas iniciarão no mês de outubro. Estão previstas a participação de 20 municípios, no estado.

%d blogueiros gostam disto: