Notícias

Olinda é pioneira em retornar exames de mamografias no Estado

Realização do procedimento vai respeitar normas e medidas de distanciamento social e higienização

Publicado por: Secom, em: 29/07/20 às 12:21

A unidade móvel da mamografia volta a percorrer as comunidades de Olinda rastreando mulheres com idades entre 50 e 69 anos no diagnóstico precoce do câncer de mama. Suspensos há quatro meses por conta da pandemia, os exames voltam a ser realizados na segunda-feira (03.08), das 8h às 17h, na cidade de Olinda, pioneira nesse reinicio das atividades no Estado.

A Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Coordenação das Políticas Estratégias e da Saúde da Mulher, inicialmente, programou para duas vezes na semana (segundas e quartas-feiras) atender à população nessa modalidade de exame. No primeiro dia, o mamamóvel estará na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, disponibilizando 80 exames, sendo 40 pela manhã ( 8h) e mais 40 à tarde (14h), de forma espontânea.

Diante dos critérios e medidas que respeitam as recomendações do distanciamento social, para a realização do atendimento, será necessário respeitar e seguir as medidas de higienização como: A recepção seguirá na área externa e os assentos para usuários em espera terá a disposição de 1,5m entre eles.

Para a realização do exame, a equipe de recepção e atendimento deverá usar obrigatoriamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscara, proteção de acrílico ”face shield” e luvas descartáveis durante todo o trabalho.
Para os pacientes e acompanhantes será obrigatório o uso de máscara e só será permitido o acesso do acompanhante ao local do exame, caso seja extremamente necessária a presença.

Em relação a higienização, as áreas expostas ao contato físico dos pacientes serão desinfetadas a cada atendimento, utilizando álcool em gel 70% nas escadas e área interna da sala da realização do exame.

%d blogueiros gostam disto: