Olinda e Recife em festa comemorando 100 anos da Arquidiocese

Serão nove dias de atividades como exposições, missas e apresentações culturais, que serão encerradas com o show do padre Reginaldo Manzotti e dos cantores Geraldinho Lins e Fafá de Belém

Publicado por: Secom, em: 24/11/10 às 18:39
Fafá de Belém

Fafá de Belém, o padre Reginaldo Manzotti e Geraldinho Lins farão show de encerramento - Foto: Site oficial da cantora www.fafadebelem.com.br

A Arquidiocese de Recife e Olinda completa 100 anos de fundação e comemora o centenário numa festa que começa no próximo sábado (27) e vai até o dia 05 de dezembro. Serão nove dias de atividades como exposições, missas e apresentações culturais. A festa começa com a celebração da Santa Missa, na Igreja da Sé de Olinda, às 19h. Na programação do dia tem ainda apresentação da Orquestra Criança Cidadã e bloco lírico.

Entre os destaques da comemoração, está a exposição de arte sacra “100 anos de Missão a Serviço da Vida”, que inicia no dia 29 e fica até o dia 05, com exibição de peças raras, na Universidade Católica de Pernambuco, no Paço Alfândega e na Estação Central do Metrô do Recife. Entre os destaques da exposição, está um cálice doado pela Princesa Isabel ao 1º arcebispo, Dom Luiz Brito.

Para o dia 1º de Dezembro, está prevista a entrega do Título de Cidadão Recifense a Dom Saburido, na Câmara Municipal do Recife e o lançamento do selo comemorativo e da edição especial da Revista Comemorativa, na Cúria Metropolitana, localizada no Palácio dos Manguinhos.

As festividades encerram no dia 05 com repicar de sinos em todas as igrejas do Estado, ao meio dia.  A partir das 16h, haverá concentração de fiéis na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Às 17h, uma grande missa será celebrada pelo representante do Papa no Brasil, o núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseria, junto com Dom Fernando Saburido e demais Bispos das Dioceses do Estado.

O padre Reginaldo Manzotti e os cantores Geraldinho Lins e Fafá de Belém fazem show final a partir das 20h. Na ocasião, a Arquidiocese prestará homenagem ao prefeito Renildo Calheiros. As expectativas estão para a confirmação da presença do presidente Lula e da presidente eleita Dilma Rousseff.

27 de novembro
19h –  Santa Missa na Sé de Olinda; apresentação da Orquestra Criança Cidadã e um bloco lírico de Olinda

29 de novembro
18h – Abertura da Exposição de Arte-Sacra, no Paço Alfândega, Recife

01 de dezembro
10h – Lançamento do selo comemorativo e da edição especial da Revista Comemorativa, na Cúria Metropolitana, localizada no Palácio dos Manguinhos;
16h – Entrega do Título de Cidadão Recifense a Dom Fernando Saburido, na Câmara Municipal do Recife

05 de dezembro
12h – Repicar dos sinos de todas as igrejas do Estado;
16h – Acolhida dos fieis e animação no Marco Zero;
17h – Solene concelebração eucarística;
20h – Momento artístico-cultural com o padre Reginaldo Manzotti, Fafá de Belém e Geraldinho Lins