Olinda é sede de fórum de ideias sobre tuberculose

Mais de 100 pessoas de diversos municípios do país participam do encontro promovido pelo Fundo Global Tuberculose Brasil

Publicado por: adminolinda, em: 07/03/12 às 14:30
Integrantes de 10 estados do país participaram do evento - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

O município de Olinda está sediando uma capacitação das ações do Fundo Global Tuberculose Brasil (FGTB/MS), que envolve 57 municípios de Regiões Metropolitanas de 10 Estados do país. O encontro visa compartilhar o processo de educação em saúde nas ações de parcerias apoiadas pelo FGTB, bem como apontar perspectivas de sustentabilidade das ações na prevenção e controle da doença.

O evento teve início segunda (5) e termina na tarde desta quarta-feira (7), no Hotel 7 Colinas, Ladeira de São Francisco, Olinda.Mais de 100 pessoas (coordenadores, facilitadores, parceiros estratégicos) de municípios diferentes participam do Fórum de debates, apresentando experiências desenvolvidas durante a execução do projeto.

Para a coordenadora do FGTB/RJ, Cristina Alvim, o encontro também tem caráter de agradecimento. “Estamos agradecendo todo trabalho desenvolvido pelos nossos municípios parceiros, sobretudo observando as experiências desenvolvidas para enfrentamento da tuberculose”, pontuou.

Durante o encontro foi debatido temas como formas de acolher e cuidar das pessoas, população em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas, sistema penitenciário, biossegurança, intersetorialidade. Houve roda de conversas e lançamento das publicações elaboradas pelo FGTB.

Também, na tarde dessa terça (6) os participantes realizaram de uma caminhada com panfletagem educativa pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, através do apoio da Secretaria de Turismo (grupo Maracafrevo) e Cultura (guias turísticos) local.

A coordenadora da tuberulose em Olinda, Érika Silva, destacou a importância desse encontro. “Foi muito bom sediar esse evento e receber em nossa casa os parceiros. A troca de informações foi muito importante, principalmente a panfletagem executada por eles com os munícipes de Olinda”, enfatizou.