Notícias

Olinda em 360° entra no ar

Na página www.olinda.pe.gov.br/olindaem360 o internauta poderá fazer uma imersão em 20 pontos da cidade, navegando pela imagem em ultra-definição

Publicado por: adminolinda, em: 24/03/11 às 19:52
O fotógrafo Gilberto Marcelino durante o lançamento do Olinda em 360°. Foto: Laila Santana/Pref.Olinda

O fotógrafo Gilberto Marcelino durante o lançamento do Olinda em 360°. Foto: Laila Santana/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda acompanha o espírito de vanguarda de sua cidade. Na tarde desta quinta-feira(24), no Espaço Quatro Cantos, Cidade Alta, foi lançado oficialmente o Olinda em 360°, experiência virtual que traz para o século XXI construções de mais de 500 anos visitadas por turistas de todo o mundo. Pelo endereço www.olinda.pe.gov.br/olindaem360, o internauta tem nas mãos um serviço onde poderá fazer uma imersão em 20 pontos da cidade, navegando pela imagem em ultra-definição por todas as direções.

A qualidade das fotos é equivalente a uma televisão de alta definição: 1.920 x 1.080 pixels, isto é, mais de 1gigapixel de tamanho. Desta forma, as fotos permitem uma aproximação (zoom) em que o internauta tem a sensação de estar 90% mais perto do ponto escolhido a partir do centro. A riqueza de detalhes do altar mor do Mosteiro de São Bento, por exemplo, que enche os olhos dos turistas, pode ser apreciada quase que como em uma experiência in loco.

O projeto prevê a cobertura de 20 pontos turísticos da cidade, que serão liberados em um período de dois meses. A princípio, o portal da prefeitura oferece cinco imagens, na seção Olinda em 360°. Praça Monsenhor Fabrício (onde se localiza o Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura), Praça Laura Nigro, o pátio do Mercado da Ribeira e duas imersões do Mosteiro de São Bento, sendo uma do altar mor e outra de seu pátio, as estreantes do projeto. Cada imersão oferece, além das imagens de tirar o fôlego, informações turísticas que logo terão também versão em inglês. Há ainda a opção de fazer o passeio virtual com som ambiente. A música escolhida foi do mestre Capiba, “Olinda cidade eterna”, na voz de Claudionor Germano.

A “mágica” do serviço começa com uma ‘cabeça’ de tripé especial, que faz a rotação de forma tão linear e estável que a câmera acoplada a ela consegue captar várias imagens perfeitamente complementares umas às outras. Depois, uma combinação de quatro softwares faz a leitura das informações das fotografias para que sejam montadas e disponibilizadas com alta precisão.

Cada imagem é formada por 10 fotogramas de 60° cada um, sendo quatro ladeadas horizontalmente, mais duas na parte superior e outras duas na inferior. Assim, até mesmo o céu do momento em que a foto foi tirada e detalhes do chão, como as conhecidas pedras portuguesas que calçam boa parte da Cidade Alta, podem ser observados.

O projeto foi coordenado pelo experiente fotógrafo Gilberto Marcelino, com 30 anos no ramo e à frente da empresa Diacolor. As fotos utilizadas no Olinda em 360° serão em breve disponibilizadas para download em alta definição gratuitamente pelo site da prefeitura. Para prestigiar o lançamento da página, estiveram presentes os secretários de Turismo, Maurício Galvão, de Cultura, Márcia Souto, de Comunicação, Inácio França, e o fotógrafo responsável pelo projeto, Gilberto Marcelino.

%d blogueiros gostam disto: