Notícias

Olinda em Ação levou cidadania e serviços públicos gratuitos ao bairro de Ouro Preto

Programa já aconteceu em comunidades como Jardim Brasil, Sítio Novo, Salgadinho, Rio Doce e Caixa D’água

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 01/12/14 às 17:26
As ações são mensais e já passaram por várias comunidades como Jardim Brasil, Sítio Novo, Salgadinho, Rio Doce e Caixa D’água. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

As ações são mensais e já passaram por várias comunidades como Jardim Brasil, Sítio Novo, Salgadinho, Rio Doce e Caixa d’Água. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Muitas pessoas foram à Escola Áurea de Moura Cavalcanti, em Ouro Preto, na manhã do último sábado (29), para aproveitar o Olinda em Ação. Esta edição do projeto foi realizada em parceria com a Celpe, Instituto Embelleze e o Governo do Estado de Pernambuco, e tem o objetivo de beneficiar moradores da comunidade e adjacências.

“O Programa Olinda em Ação é um grande sucesso no município. São vários serviços oferecidos à população, no esforço integrado de várias Secretarias e vários órgãos federais e estaduais. A população abraçou com muita força esse programa, que continuará acontecendo no próximo ano”, disse o prefeito, Renildo Calheiros.

Através da parceria com a Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado, os presentes tiveram a oportunidade de emitir documentos como RG, carteira de trabalho, certidões de nascimento e casamento e carteira de estacionamento para idosos e pessoas com necessidades especiais. Serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, avaliação nutricional, encaminhamento ao oculista, testes de HIV e síflis e exames de glicose, mamografia e prevenção do câncer de colo do útero foram oferecidos.

“Para a população é um benefício grande, com retirada de documentos, prevenção à doenças. Quando tem uma ação dessas é ótimo. A Prefeitura de Olinda está de parabéns”, disse Jeane Ramos, moradora de Ouro Preto.

É a mesma opinião que o assessor da Secretaria de Governo de Olinda, e também morador do bairro Sinvaldo Florêncio, tem sobre o Olinda em Ação. “É uma ação muito interessante, porque a comunidade passa a ter acesso a coisas que jamais teve condições de ter. Ela é uma ação que esclarece à população o seu verdadeiro direito, seja na área assistencial jurídica, IPTU, saúde, entre outros. Vale a pena salientar que o programa é gratuito e atende não só a Ouro Preto, mas também às comunidades circunvizinhas”, disse.

A parceria com a Celpe possibilitou outras atividades, como doação de lâmpadas, inscrição de geladeiras, troca de material reciclável por desconto em conta de luz. Parcelamento do IPTU, PROCON, cadastro em programas de assistência social, assistência jurídica, ouvidoria da mulher e até corte de cabelo, oferecido através de uma parceria com o Instituto Embelleze, também estiveram disponíveis para quem compareceu ao evento.

Houve, também, oficinas gratuitas de Grafitagem, Meio Ambiente, Educação no Trânsito e um aulão de Espanhol para a comunidade. Também, apresentações culturais de estudantes da rede municipal, contação de histórias, Bonde da Cidadania, Orquestra de Frevo e Maracatu.

Olinda em Ação – o projeto tem um ano de execução, na cidade, e já chegou a beneficiar cerca de 6 mil pessoas em uma única edição. As ações são mensais e já passaram por várias comunidades como Jardim Brasil, Sítio Novo, Salgadinho, Rio Doce e Caixa d’Água.

Profissionais de nove secretarias estão envolvidos nas ações: Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; Esporte, Lazer e Juventude; Cultura e Patrimônio; Governo; Educação; Segurança Urbana; Comunicação. Também colaboraram com o programa, a Assessoria do Gabinete do Prefeito, a Procuradoria do Município e a Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: