Comerciantes recebem as bombonas na quinta (13) e na sexta (14)

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

O óleo é considerado um grande poluente da natureza. E, neste período de prévias, os comerciantes precisam usar muito a substância para a produção de alimentos que são vendidos, por exemplo. Para reduzir o impacto, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano inicia uma operação em parceria com a empresa ASA Indústria e Comércio de Coleta de Óleo com distribuição de bombonas para bares e restaurantes com o objetivo de evitar a contaminação da água.

As bombonas são entregues para os comerciantes do Sítio Histórico na quinta e na sexta (13 e 14). Os empreendimentos permanecerão com essa parceria mesmo após o Carnaval, tendo todas as coletas das bombonas feitas pela empresa (ASA). Cada um terá a oportunidade de ganhar ainda mais kits e prêmios, como água sanitária, ao completarem integramente os 50 litros de óleo durante e após o Carnaval.

Um litro de óleo é necessário para contaminar 25 mil litros de água. Por isso, é necessário trazer uma iniciativa que reduza os riscos e crimes ambientais associados a esse derrame irregular“, disse Jean Diniz, diretor de Meio Ambiente de Olinda e coordenador do Projeto Carnaval Sustentável.

DESTINO DO VALOR ARRECADADO

Parte dos valores arrecadados pela coleta do óleo pela ASA é revertido em recursos para o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, firmando a importância socioambiental do projeto parceiro.

Essa iniciativa também acontece com os empreendedores volantes que utilizam o óleo durante as prévias e dias de Carnaval, tendo início no sábado (15), realizando in loco todo o processo que foi feito nos bares e restaurantes, deixando uma bombona reservada para um ou mais tendas e dando os kits higiene com assinatura do termo. Os empreendedores alcançados nesse primeiro momento serão os situados na Av. Liberdade (Carmo). Já no domingo (16), será feita uma nova operação com tapioqueiras do Alto da Sé.

BOMBONAS E KITS

Cada bombona tem 50 litros para captação de óleos, que são utilizados nas frituras e cozimentos. Além disso, os bares e restaurantes de Olinda irão ganhar um kit higiene, com sabão em pó e detergente lava louça para aqueles que aderirem ao projeto por meio do Termo de Cooparticipação. Ainda, os empreendimentos terão direito a um selo de Coleta Sustentável.

Notícia rápida

Categorias