Notícias

Olinda estrutura seis novas salas multifuncionais para portadores de necessidades especiais

Rede Municipal já conta com salas especiais em cinco escolas da rede. Em 2012, mais seis unidades serão instaladas

Publicado por: adminolinda, em: 20/10/11 às 11:39
Salas multifuncional para portadores de necessidades especiais da Escola Claudino Leal (Cidade Tabajara). Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Histórias de inclusão e superação vividas na Escola Claudino Leal, na cidade Tabajara, comprovam a importância do apoio, que as Salas de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), trazem aos alunos portadores de necessidades especiais. A Claudino Leal e mais quatro escolas já contam com as salas multifuncionais para atendimento aos alunos especiais. Até janeiro de 2012 a Secretaria de Educação vai instalar as salas em mais seis unidades de ensino.

As multifuncionais são estruturadas para apoiar de forma complementar crianças com superdotação ou de forma suplementar aos alunos com deficiência no ensino regular, como apoio pedagógico para a educação de portadores de deficiência física, mental, visual ou auditiva.

São cerca de 30 itens voltados para o atendimento especializado, entre eles, conjunto de lupas manuais (aumento 3x, 4x e 6x), dominó com textura, dominó de animais em Língua de Sinais, microcomputador com gravador de CD, leitor de DVD, fones de ouvido e microfones, scanner, impressora laser, teclado com colméia, bandinha rítmica e o boneco Braillinho.

O funcionamento do espaço é feito com profissional especializado em educação Especial, no contra turno do aluno, que deverá estar matriculado em sala regular. De acordo com a professora, Adriana Araújo, a idéia é que o atendimento integre a proposta pedagógica da escola e estimule o intercâmbio família/escola, beneficiando o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo do aluno. “Para trabalhar a individualidade de cada criança precisamos de um esforço conjunto de toda comunidade escolar”, complementa.

As escolas Monsenhor Fabrício, Izaulina de Castro e Silva, Alberto Torres, Claudino Leal e Caic já possuem as salas. As próximas unidades de ensino a receber o benefício são Maria da Glória, Metodista Gladys Oberlin, Lions Dirceu Veloso, Coronel José Domingos, Pró-Menor e Isaac Pereira.

A iniciativa integra o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, criado no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Especial/ SEESP, a partir das demandas apresentadas pelas Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no Plano de Ações Articuladas – PAR.

%d blogueiros gostam disto: