Notícias

Olinda expõe experiências sobre promoção à saúde em Simpósio Internacional

Durante o encontro foram apresentadas experiências exitosas da gestão do Professor Lupércio

Publicado por: Redação da Secom, em: 07/12/18 às 15:44

Drante o encontro foram apresentadas experiências exitosas da gestão do Professor Lupércio

Texto e Foto: Pedro Morais / Secretaria de Saúde 

A Secretaria de Saúde de Olinda participa do III Simpósio Internacional de Pesquisa em estilos de vida & saúde. O objetivo é debater as diretrizes e estratégias de pesquisa para promover os avanços aos “estilos de vida – saúde”. O encontro acontece, no hotel Armação em Porto de Galinhas e vai até amanhã (08/12). Inês Tenório, coordenadora de Promoção em Saúde representou a secretaria de saúde do município.

Representada pela coordenadora de Promoção em Saúde, Inês Tenório, que durante o encontro foram apresentadas experiências exitosas da gestão do Professor Lupércio, mostrando aos cientistas e pesquisadores o sucesso da Academia da Saúde, que utiliza estratégias intersetoriais, atuando com equipe multiprofissional e intervenção interdisciplinar.

As atividades físicas realizadas com acompanhamento nutricional, pressão arterial e índice glicêmico, bem a oferta de serviços de atenção biopsicossocial ao público de crianças, adolescentes, adultos e idosos com atendimentos individuais e em grupo, palestras e rodas de conversa abordando temáticas de saúde, mediadas por assistente social, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta.

“A meta foi apresentar as ações do município, quando disponibilizamos três polos do Programa Academia da Saúde em bairros de alta vulnerabilidade social, além de locais estratégicos, como o Quiosque de Promoção à Saúde, na Praia de Bairro Novo, Praça do Carmo, Escola Municipal CAIC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, órgãos públicos e privados que solicitam ações específicas”, explicou.

Ressalta-se, que parceria com a Secretaria de Educação e Esportes tem um papel importante para os resultados positivos. A Secretaria disponibiliza educadores físicos, promovendo fortalecimento da equipe e expansão das atividades com utilização e compartilhamento dos polos em diversos horários com os profissionais de saúde. Outro fator positivo para as ações é a participação dos moradores dos bairros atendidos, sobretudo, com a incorporação de professores voluntários de capoeira para adultos, adolescentes e crianças com deficiência física e transtorno mental, cadastrados no CAPS infanto-juvenil.

Inês Tenório enalteceu o sucesso do trabalho pelo apoio recebido pela atual gestão do Prefeito Professor Lupércio. “Agradeço as secretárias de Saúde,Emília Gonzalez; e de Vigilância em Saúde, Dra. Zelma Pessôa, pelo apoio e por acreditaram em nesse trabalho importante na cidade, prova disso é o resultado positivo que temos conquistados e sendo indicado para exposição em outros locais e eventos” agradeceu. 

%d blogueiros gostam disto: