Olinda faz balanço do projeto Paralapracá na educação infantil

Parceria com Instituto C&A leva material pedagógico para creches e escolas e formação para professores

Publicado por: Secom, em: 10/12/13 às 17:01
Em Olinda, 30 escolas e creches participaram do projeto, que beneficiou mais de 3 mil crianças. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Para marcar o encerramento das atividades do projeto Paralapracá em 2013, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação, realiza um evento nesta quarta-feira, a partir das 15 horas, na Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais (Avenida Sigismundo Gonçalves, 515, Carmo), quando será feito um balanço das primeiras atividades realizadas este ano.

Olinda é uma das cinco cidades do Nordeste contempladas pelo projeto Paralapracá, do Instituto C&A em 2013. No município, 30 creches e escolas participam da iniciativa. São mais de 3 mil crianças de zero a 5 anos beneficiadas. O projeto levou material pedagógico para as unidades da rede municipal de ensino e formação continuada para 44 coordenadores destas instituições.

A formação é feita com técnicos e material fornecidos pelo Instituto C&A. “O objetivo de compartilhar idéias, integrando esse saber com as práticas de cada escola e o princípio é de priorizar o brincar, fazer do brincar o eixo da vivência da educação infantil”, explica a chefe da Divisão de Educação Infantil de Olinda, Simone Almeida.

Como material pedagógico, as creches e escolas receberam baús com livros de literatura infantil, malas com livros técnicos pedagógicos para os profissionais da educação, além de kits de artes (papeis, tintas e pinceis) e os chamados kits brilho, que são fantoches e outros brinquedos para desenvolver atividades lúdicas.

Simone Almeida conta que o projeto ainda é algo muito recente, mas que já dá para sentir o envolvimento das crianças e da comunidade escolar: “O lançamento do projeto foi em agosto e as crianças já estão envolvidas com as atividades, como brincadeiras e apresentações teatrais, e tanto os funcionários e professores das escolas, como os pais e a comunidade também vêm participando ativamente”, relatou a coordenadora.

Instituto C&A – Fundado em 1991 por acionistas da rede de lojas C&A, o Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos de interesse público dedicada à promoção e qualificação do processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil. Mais informações: http://www.institutocea.org.br/