Notícias

Olinda faz capacitação inovadora sobre doença pulmonar obstrutiva

Formação envolveu 56 enfermeiros e 382 agentes comunitários de saúde

Publicado por: Juliana Nascimento, em: 27/11/17 às 14:09

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com o Laboratório Boehringer Ingelheim, realizou no auditório da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), PE-15, uma capacitação de enfermeiros da atenção básica e da atenção especializada, e agentes comunitários de saúde sobre doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC. A capacitação contou com a presença de 56 enfermeiros e 382 ACS.

A capacitação dos profissionais tem como propósito levantar na comunidade pacientes com sinais clínicos sugestivos de DPOC e encaminhar  para realização de espirometria (exame que identifica alterações na função dos pulmões).

Os usuários diagnosticados com espirometria alterada serão encaminhados para atendimento pelo pneumologista para os encaminhamentos necessários, inclusive junto às unidades estaduais de maior complexidade.

Usuários que participam e participaram do grupo de tabagismo do município, que trabalha e apoia o abandono ao fumo, foram os primeiros a realizarem o exame de espirometria.

A parceria inovadora é relevante para os técnicos do laboratório Boehringer Ingelheim,  a equipe gestora e profissionais de saúde e, em especial, à população de Olinda com DPOC que receberá o cuidado e o atendimento especializado necessário para melhoria da qualidade de vida.

%d blogueiros gostam disto: