Notícias

Olinda faz exame de filariose

Equipes da Secretaria de Saúde do município estarão nas comunidades de Jardim Brasil, Aguazinha e Sapucaia

Publicado por: adminolinda, em: 20/04/10 às 14:55

O exame de filariose é feito à noite - Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de Olinda

A Coordenação de Filariose da Secretaria de Saúde de Olinda estará realizando de forma especial exames de gota espessa (Fura dedo) em toda a população do Distrito I de Olinda. As pessoas, principalmente as gestantes, lactantes, cardiopatas, nefropatas e hepatopata, que não tomaram a medicação durante o tratamento coletivo é de fundamental importância que façam o exame, pois é a única maneira para saber se está com a doença.

Nesta terça-feira (20), a equipe estará das 23h à 01h realizando exame de “fura dedo” no Terreiro de Raminho, rua São Paulo, 402, Jardim Brasil. Na escola Municipal Professora Joana Sena da Costa, rua da Boa Vontade, s/n, Aguazinha, e na quinta e Associação dos Moradores de Sapucaia de Dentro, 1ª Travessa Severino Semeão, 89, Sapucaia, a equipe estará hoje e quinta-feira, também das 23h à 01h.

FILARIOSE – É uma doença causada por um parasito (Wuchereria bancrofti) que é transmitido através da picada da muriçoca (Culex quinquefasciatus). A Filariose prejudica bastante a vida das pessoas porque causa inchação ou deformidade nas pernas, braços, órgãos sexuais e mamas, que podem comprometer a locomoção, a vida sexual e a atividade no trabalho.

A transmissão da Filariose se da de homem a homem, através da picada da muriçoca. O ciclo da transmissão tem início quando a muriçoca pica uma pessoa doente e depois pica e transmite a Filariose para uma pessoa saudável.

É importante fazer o exame, porque a Filariose não apresenta nenhum sintoma na maioria dos casos. Uma pessoa só saberá se está com a doença quando realiza o Exame a noite, entre 23h à 01h; ou com o passar de cinco ou mais anos de infectada, então a pessoa começa a desenvolver a forma crônica da Filariose como uma elefantíase.

Para ajudar no controle é preciso manter as fossas fechadas, usar telas ou meias finas nos suspiros das fossas, além de manter o quintal de casa livre de entulhos e dormir sempre com mosquiteiros.

%d blogueiros gostam disto: