Olinda faz mobilização no Dia “D” de Combate à Dengue

Participam da ação a Secretaria de Saúde de Olinda e o Comitê Interdisciplinar da Dengue, composto por representantes das secretarias do município

Publicado por: adminolinda, em: 29/11/10 às 16:07

Divulgação

Ações voltadas para prevenção e controle da dengue em 2011. É com esse objetivo que acontece a Campanha de Mobilização Nacional de Combate à Dengue, denominada Dia “D” de Combate à Dengue, nesta terça-feira (30), em todo Brasil. A Secretaria de Saúde de Olinda, através da coordenação municipal da dengue, Centro de Vigilância Ambiental de Olinda – CEVAO e Comitê Interdisciplinar da Dengue estarão realizando uma ação educativa, das 8h às 12h, em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro.

A mobilização é uma iniciativa visando sensibilizar os olindenses sobre a importância da participação popular no combate à dengue, bem como marcar o início das ações de prevenção e controle para o ano de 2011. A dinâmica deste evento ocorrerá com a participação das Escolas Municipais (Secretaria de Educação) expondo seus trabalhos realizados em parceria com a Secretaria de Saúde nas salas de aulas e ações de ruas sobre a temática da Dengue.

Participam também da mobilização a Secretaria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Saúde, Orçamento Participativo, Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Públicos, que apresentarão a oficina e informativo de reciclagem de lixos. Agentes de controle de endemias (ACE) das áreas e arte-educadores vestidos de mosquito estarão realizando panfletagem e explanação sobre as atividades da Vigilância Ambiental no combate à Dengue. Mostrarão também o Aedes aegypti nas suas diferentes fases (larva, pulpa e alado). Além dessas atividades, os visitantes  receberão todas as informações sobre a doença, Unidades de Saúde de referência bem como poderão verificar pressão e fazer teste de glicose capilar.

Uma equipe da educação popular (NEPS), o grupo de percussão de Redução de Danos, jovens da comunidade de Rio Doce que participam do Projeto Redução, Informação e Arte, pertencente ao Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência (NUPAV) também estarão presentes para animar o evento e envolver ainda mais a todos visitantes e passageiros que se encontrarem no local.