Notícias

Olinda faz testes de HIV rápido com moradores de rua e profissionais do sexo

Ação da Secretaria de Saúde de Olinda teve caráter preventivo e terapêutico

Publicado por: Secom, em: 25/01/12 às 13:29
População procurou unidade móvel para fazer teste de HIV rápido - Foto: NUPAV/Olinda

População procurou unidade móvel para fazer teste de HIV rápido - Foto: NUPAV/Olinda

Três mil preservativos e 50 testes de HIV rápido. Esse foi o saldo da ação realizada na noite de sexta-feira (20) no Carmo em Olinda, promovida pelo Núcleo de Apoio de Prevenção a Acidentes e Violência (NUPAV) da Secretaria de Saúde de Olinda, através das equipes de profissionais do Consultório de Rua e DST/AIDS, bem como da presença da unidade móvel Quero Fazer, essa vinculada ao Governo Estadual.

A equipe ficou instalada, das 20h às 24h, na rua do sol, ao lado do Núcleo de Segurança da Polícia Militar. Lá, o trailer contou com equipe de profissionais do Quero Fazer, com o objetivo de disponibilizar atendimento à população como teste HIV rápido, palestras e orientações sobre Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O Quero Fazer é um programa itinerante que oferece testes rápidos de HIV, com entrega de resultados em menos de uma hora. O diferencial do projeto é que ele vai até as pessoas, com unidades móveis que ficam estacionados próximos a locais estratégicos como bares e boates facilitando o acesso das pessoas para a realização do exame.

Outro serviço disponibilizado neste dia foi através de um veículo (Van) do Consultório de Rua, que circulou pelos principais pontos da cidade convidando moradores de rua e profissionais do sexo para a realização dos testes rápidos que é gratuito, sigiloso e seguro.

%d blogueiros gostam disto: