Notícias

Olinda festeja a lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

A tradição está completando 28 anos e deve atrair mais de 15 mil pessoas no próximo domingo (09), a partir das 16h

Publicado por: adminolinda, em: 05/01/11 às 16:07
Lavagem das Escadarias da Igreja do Bonfim em 2004. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Lavagem das Escadarias da Igreja do Bonfim em 2004. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Para celebrar uma das festas religiosas mais importantes do calendário da cidade, a Prefeitura de Olinda e os adeptos do candomblé em Olinda, realizam no próximo domingo (09) a lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Rua do Bonfim, Carmo. O evento representa o sincretismo religioso entre o candomblé e o catolicismo, além de celebrar Oxalá, uma das principais divindades do culto afro-brasileiro. Na ocasião, os devotos também aproveitam para pedir um ano de paz e boas vibrações.

A festa começa às 16h, com saída de andor que carrega a imagem de Oxalá. A procissão sai do Centro Jupiraci, na Rua Belarmino, nº 94, no Carmo, e segue até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, onde acontece a lavagem com mais de 200 litros de água de cheiro e flores. Participam do evento o Tata Raminho de Oxossi, Jorge de Bessen, cerca de 80 baianas e 60 músicos do Afoxé Povo de Odé.

Depois do término da lavagem, a procissão segue para o Culto Africano de Nossa Senhora do Carmo, que acontece na Rua Angelina Guimarães da Silva (antiga Rua São Paulo), em Jardim Brasil I. No ano passado mais de 15mil pessoas participaram do evento e esse ano os organizadores esperam que o número aumente ainda mais.

História – A lavagem da Igreja do Bonfim e o toque das águas de Oxalá está completando 28 anos e é realizado todo segundo domingo de janeiro. Com o passar dos anos, o evento passou a fazer parte das festividades do Carnaval de Olinda, pois quase sempre acontece durante as prévias.

%d blogueiros gostam disto: