Notícias

Olinda forma primeira turma no Curso de Formação de Conselheiros Escolares Escolares

No total, 80 conselheiros receberam a formação que tem o objetivo de fortalecer a atuação desses colegiados e consequentemente a gestão participativa na escola pública

Publicado por: adminolinda, em: 16/10/14 às 17:41

estudo-mural-facebook---educacao---16-10-2014-(PORTAL)“Estamos vivenciando a conclusão do curso da primeira turma de conselheiros escolares da cidade. É uma ação pioneira em Pernambuco. No dia 1 de outubro já iniciamos a nossa segunda turma. Olinda vai concluir o ano letivo de 2014 como sendo o único município do estado que conseguiu formar duas turmas no curso de formação de conselheiro escolar. Nós acreditamos que fortalecendo o conselho escolar, nós fortaleceremos a gestão participativa nas escolas da rede municipal”, declarou a chefe de Departamento de Gestão Escolar de Olinda, Lysa Gennifer durante o último encontro presencial da primeira turma do município a participar no Curso de Formação para Conselheiros Escolares, que aconteceu na manhã e tarde de hoje (16) na Facottur.

Olinda abraçou essa atividade, pioneira no estado, sendo a única cidade a formar duas turmas ainda em 2014. No total, 80 conselheiros receberam a formação que tem o objetivo de fortalecer a atuação desses colegiados e consequentemente a gestão participativa na escola pública. “Levando em consideração das necessidades que nós temos dentro da qualificação na educação no estado como um todo, é de suma importância esse trabalho. É importante iniciarmos por Olinda, um município com muita história. É gratificante  participar da implantação desse projeto”, falou Alzira Fonseca, tutora no curso.

O curso é uma iniciativa da Secretaria Federal de Educação Básica, em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura da cidade. A formação teve no total 40h/aula, sendo 28h à distância e 12h presenciais. “Quando eu estudava não sabia bem a função de um conselho escolar. Nunca sequer pensei que faria parte de um. O curso me deu uma aprendizado muito grande de diretrizes e bases da educação para poder auxiliar da melhor forma a gestão da minha escola e ver que o quanto o ensino pode melhorar com a união de gestão, professores e comunidade”, disse Edcarlo Silva, conselheiro escolar na Escola Isalino de Castro Silva em Ouro Preto.

%d blogueiros gostam disto: