Olinda homenageia atletas pernambucanos na X edição dos Jogos Participativos Escolares

Abertura dos Jogos acontece nesta sexta-feira (27), às 15 horas, e contará com a presença dos homenageados Zé do Carmo e a nadadora Etiene Medeiros. As partidas começam no dia 04 de setembro.

Publicado por: adminolinda, em: 26/08/10 às 11:34
Abertura dos Jogos Participativos das Escolas de Olinda

Abertura dos Jogos Participativos das Escolas de Olinda em 2009. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

“Esporte, Lazer e Educação – Um Direito de Todos.” É sob esse tema que a décima edição dos Jogos Participativos Escolares de Olinda (JPEO) tem sua abertura oficial, às 15 horas, desta sexta-feira (27), na Vila Olímpica de Rio Doce. O JPEO tem como homenageados, em 2010, atletas de duas gerações e modalidades distintas. São eles o ex-jogador de futebol Zé do Carmo e a nadadora pernambucana Etiene Medeiros.

Nesta edição dos Jogos Participativos, temos um total de 60 escolas municipais, estaduais e particulares e mais de 4.500 esportistas inscritos. As equipes começam a se enfrentar no dia 08 de setembro, com exceção dos judocas, que entram no tatame antes, no dia 04 de setembro. Os Jogos seguem até 20 de outubro, acontecendo nos nove núcleos espalhados por Olinda, de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados, das 07h: 30min às 14h. Haverá disputas em 10 modalidades coletivas e individuais nas categorias mirim, pré-mirim, infantil e juvenil; femininas e masculinas. As categorias coletivas estão divididas em: voleibol, basquete, handebol, futsal e futebol de campo. Já as individuais são natação, atletismo, xadrez, judô e tênis de mesa.

A grande novidade é a participação dos alunos-atletas com deficiência auditiva, intelectual, visual e física competindo nas modalidades individuais. A inclusão dos atletas com deficiência é comemorada pelo Secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Olinda, Fernando Ramos: “Estamos em fase de construção de um esporte para todos em Olinda, e as pessoas com deficiência não podiam ficar de fora. Este ano abrimos espaço para que eles disputem em modalidades individuais, mas no próximo ano esperamos tê-los também em modalidades coletivas.”

Os melhores momentos dos jogos serão registrados, diariamente, em nosso portal. Acompanhe!

Sobre os homenageados

Etiene Medeiros

A carreira da recifense Etiene começou aos sete anos de idade e, hoje, aos 19 ela coleciona títulos importantes na natação em competições regionais, nacionais e internacionais. Ela está entre as atletas mais bem posicionadas no ranking nacional. Entre os seus principais feitos estão o título de Vice-campeã mundial júnior nos 50m costas no Mundial de Monterrey-2008, Vice-campeã sul-americana nos 50m costas em São Paulo-2008, Campeã nos 100m borboleta, nos 50m livre e com o revezamento 4x100m medley e prata nos 100m costas no Sul-Americano Juvenil de Mar del Plata-2009 , Campeã nos 50m costas e vice nos 50m borboleta na Copa Latina de San Marino-2008.

Zé do Carmo

Revelado em Recife, entre os anos 80 e 90, Zé vestiu a camisa do Santa Cruz por sete anos e atuou pelo Vasco durante quatro anos, sempre como volante. Ele chegou a ter oportunidades de participar da seleção brasileira, mas o ponto forte de sua carreira como jogador foi a conquista do Brasileirão de 89. Sem abandonar o gramado, Zé do Carmo foi técnico do Santa Cruz, do CSA de Alagoas e coordenador técnico do Náutico. Atualmente ele é comentarista esportivo.

Núcleos Esportivos

Colégio Dom