Notícias

Olinda ilumina monumentos pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Mercado Eufrásio Barbosa, Academia Santa Gertrudes, Igreja do Carmo e Palácio dos Governadores serão iluminados de azul; Ação tem início com palestra no Palácio dos Governadores nesta terça (01/04), às 16h

Publicado por: adminolinda, em: 01/04/14 às 9:11

Dia Mundial de Conscientização do AutismoDe 1 a 6 de abril, quatro prédios de destaque na cidade patrimônio de Olinda receberão iluminação azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mercado Eufrásio Barbosa, Academia Santa Gertrudes, Igreja do Carmo e Palácio dos Governadores serão os monumentos iluminados na cor símbolo do trabalho de alerta e conscientização sobre esta síndrome, que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atinge a cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem com a sociedade. Em várias cidades do mundo, monumentos são iluminados em azul nesta semana.

Em Olinda, as luzes serão acesas após uma palestra no Palácio dos Governadores, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação de Amigos do Autista – Grupo de Estudo sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (AMA-Getid). Com o tema “Autismo: desvendando os mitos”, o evento tem como palestrantes a presidente da AMA-Getid, Ana Cláudia Albuquerque, e a coordenadora pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Recife), Silvania Rita de Paiva. A palestra começa às 16 horas e é voltada para educadores, pais de alunos e funcionários municipais, mas aberta a qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o Autismo.

O objetivo da ação é informar sobre o que é o autismo e suas características, conscientizar sobre os direitos de inclusão da pessoa autista e fortalecer o senso de cidadania e o sentimento de solidariedade na comunidade escolar e na sociedade como um todo.

DIA A – O dia 2 de abril foi instituído em 2007 pela ONU o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ou Dia A, com o objetivo de conscientizar sobre o transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que, segundo a própria organização, é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a cada 110 crianças, uma tem autismo.

Veja mais:

%d blogueiros gostam disto: