Notícias

Olinda inaugura mais dois espaços de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social

O Centro de Referência em Assistência Social 6 (CRAS 6), em Bairro Novo, e o Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), no Varadouro, passam a funcionar a partir de quinta (30)

Publicado por: Secom, em: 28/07/15 às 14:23

estudo-portal-Inauguração--CRAS-6-e-Centro-POP-28-07-15Na cidade de Olinda as ações de cidadania são levadas a sério, com foco nas pessoas que mais precisam. Na próxima quinta-feira (30) serão inaugurados o Centro de Referência em Assistência Social 6 (CRAS 6) em Bairro Novo, às 9h, e o Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), no Varadouro, às 10h, e que contarão com a presença de Ieda Castro, secretária Nacional de Assistência Social.

Em Olinda, 21 mil famílias são atendidas nos 10 CRAS, espalhados pela cidade. Lá, a população pode integrar o Serviço do Programa de Atendimento Integral à Família e ao Indivíduo (PAIF); o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; fazer cursos pelo PRONATEC; ter acesso a concessão de benefícios eventuais, como o Auxílio Funeral; cadastro e acesso ao Bolsa Família (onde mais 29 mil famílias são cadastradas no município) e o CADÚNICO; além do Benefíco de Prestação Continuada.

O número de famílias cadastradas no CADÚNICO é de mais de 56 mil, e o de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada é de mais de 13 mil indivíduos. 

O CRAS 6, em Bairro Novo, além de atender a população do bairro, compreenderá uma aérea de abrangência que vai do Alto da Mina, passando pelo Monte e Jardim Atlântico, englobando em torno de 5 mil famílias. Antes o Centro ficava na Rua de São Miguel, mas com a aquisição de um espaço melhor, foi providenciada a mudança.

CENTRO POP – O Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) é destinado para pessoas ou grupo de pessoas (família) em situação de rua. Os usuários podem ser atendidos espontaneamente ou a pedido das equipes de Abordagem de Rua. Lá passarão pela triagem e serão encaminhados para higienização, atendimento médico e odontológico, alimentação e podem aderir a uma ou mais ações educativas desenvolvidas no Centro, e possuirão alojamento e armário individualizado com cadeado. O funcionamento é no horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O Centro não faz abrigamento noturno, nem nos fins de semana.

“Estamos inaugurando o primeiro Centro POP de Olinda, o que é muito importante. No local, o morador de rua passa o dia, o utiliza para fazer refeições, guardar objetos, tomar banho. É um espaço onde são sensibilizados para serem encaminhados para a república, para que possam pernoitar. É um local de aprendizado”, disse Vera Lúcia Ferreira, secretária executiva de Assistência Social.

A meta é de atendimento de 20 moradores. No Centro POP haverá equipe com psicólogos e assistentes sociais, prontos para acolher essas pessoas. Uma equipe de abordagem faz o mapeamento dessas pessoas em situação de rua, e os encaminham para o local. Caso o usuário manifeste interesse em abrigar-se, será encaminhado para a República (adultos) ou para Casas Abrigo (crianças e adolescentes).

SUAS – O Sistema Único de Assistência Social é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Tanto o CRAS, como o Centro POP, são organizados pelo SUAS, numa parceria entre o Governo Federal e o município de Olinda.

O sistema organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

Serviço

Centro de Referência em Assistência Social 6 (CRAS 6)

Local: Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, 153, Bairro Novo.
Inauguração: 30 de julho, às 9h
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP)

Local: Rua Siqueira Campos, 46, Varadouro.
Inauguração: 30 de julho, às 10h
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

%d blogueiros gostam disto: