Notícias

Olinda inaugura novo hospital de campanha com mais 60 leitos para a Covid-19

Unidade especial, no bairro da Cidade Tabajara, integra a rede de enfrentamento, sendo voltada à casos moderados

Publicado por: Redação da Secom, em: 29/05/20 às 17:40

A Prefeitura de Olinda entregou à população, nesta sexta-feira (29.05), mais uma estrutura de atendimento, dentro das ações de combate ao Novo Coronavírus na cidade. O Hospital de Campanha Duarte Coelho contou com recursos próprios do município e está localizado no bairro da Cidade Tabajara, em um ponto estratégico de deslocamento. São oferecidos 60 leitos de enfermaria, exclusivos para pacientes com sintomas leves e moderados. A unidade foi erguida nas instalações da antiga Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), completamente requalificada e modernizada para oferecer este acolhimento.

“Seguimos trabalhando em uma grande frente contra o coronavírus. Temos leitos na Brites de Albuquerque, no Tricentenário, temos o Centro de Referência de Atendimento à Covid, temos o SPA e agora mais 60 leitos neste importante Hospital de Campanha Municipal. São ações que não param e seguem dia e noite para melhorar a vida do olindense. A saúde é a prioridade em nossa gestão”, destacou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, durante o ato de inauguração do espaço.

O início das operações será neste sábado (30.05), somando-se a rede presente na região. Os leitos, em área totalmente climatizada, dispõem de maca, suporte para soro, escada e régua de gases (ar comprimido e oxigênio). A equipe é constituída de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e auxiliares administrativos. Conforme regulamentação, a triagem para o internamento ficará a cargo do Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos, Hospital do Tricentenário e também o serviço de Regulação do Estado.

De acordo com a secretária de Saúde de Olinda, Luciana Lopes, a unidade faz parte de um trabalho fundamental. “Será de extrema importância e referência para os pacientes que vierem a ser acometidos pela doença dentro do nosso território. Já contamos com a retaguarda de outros leitos na cidade e mais este polo fortalece ainda mais estas ações”, ressaltou. Bem ao lado do Hospital de Campanha Duarte Coelho, fica a Unidade Hospitalar Brites de Albuquerque, onde são ofertados mais 60 leitos, sendo 40 de UTI e 20 de enfermaria. A instalação contou com a parceria entre o município e o Governo do Estado.

Enfrentamento
O município de Olinda já conta com estrutura integrada para atender a pacientes com a Covid-19. Além da Brites, a Prefeitura de Olinda também já havia firmado convênio com o Hospital do Tricentenário e inaugurou, desde o mês de março, uma ala reservada com 11 leitos para dar suporte e atender a casos da doença. Outro hospital de campanha, com mais 30 leitos, também está sendo instalado na área externa da unidade, no bairro do Amaro Branco.

A cidade também dispõe do Centro de Referência Casos Leves, montado dentro das instalações da Policlínica João de Barros Barreto, no bairro do Carmo. A estratégia oferece atendimento, diariamente, para pacientes com suspeita e/ou sintomas iniciais, incluindo o teste para identificação da doença, exames laboratoriais, orientações de procedimentos, entre outros serviços.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: