Olinda inaugura Observatório da Violência

Nova sede é uma parceria com a Polícia Amiga e OPAS/OMS. Após a solenidade de inauguração, o bloco O Seringão desfila pelas ruas do bairro

Publicado por: Secom, em: 11/02/10 às 12:27
Inaugurações são constantes na Saúde - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Em clima de carnaval, às 10h desta sexta-feira (12) a Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco e a Organização Pan-America da Saúde (OPAS/OMS), inaugura a sede do Observatório da Violência, localizada na rua do Bonsucesso, s/n, bairro do mesmo nome. A solenidade vai contar com a presença do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, da secretária de Saúde, Tereza Miranda, do comandante da PMPE, coronel José Lopes, e representantes da OPAS/OMS.

O local será palco de discussão das ações e políticas da coordenação do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência de Olinda – NUPAV -, que tem desenvolvido medidas importantes no enfrentamento da violência no município.

FREVO – Após a solenidade de inauguração do Observatório, o frevo vai tomar conta das ruas daquela localidade com a saída do bloco carnavalesco da Saúde, O Seringão, que faz concentração em frente ao Observatório.

O presidente da agremiação carnavalesca, o dentista Paulo César, promete muitas novidades neste ano, que vem com a temática promovendo a Cultura da Paz. Grupos de funcionários da Secretaria vão aumentar o cordão do Seringão, que desfilará pelas principais ruas da cidade olindense percorrendo pelas ruas do Amparo, 4 Cantos, São Bento, sede da Prefeitura e encerrando no Carmo.

NUPAV chegou em Olinda implementando ações com a comunidade

Acreditando que a troca de experiências e conhecimento da realidade local são importantes aliados na efetivação de políticas públicas de prevenção e redução das mortes resultantes da violência, a Secretaria de Saúde inaugurou, ainda em 2006, o Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência de Olinda (Nupav). Situado na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, o núcleo tem desenvolvido medidas importantes contra a violência na cidade.

Ações de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes (Criança Legal, Sem Abuso Sexual), promoção à saúde do adolescente (Adolescer), agentes redutores de danos, Educação Popular em Saúde, são trabalhos gerenciados pelo Nupav que vem obtendo êxitos em comunidades carentes de Olinda.

A estratégia adotada pelo núcleo busca através de oficinas de formação de agentes multiplicadores com integrantes de cooperativas, associações, escolas, grupos comunitários e profissionais da atenção primária, formar uma cultura de paz e a compreensão do princípio de cidadania.