Olinda inicia comemorações dos 300 anos do 1º Grito de República

O evento vai reunir escolas municipais, estaduais e particulares, Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Agremiações Carnavalescas e muito mais, num grande desfile pelas ruas do Sítio Histórico

Publicado por: Secom, em: 04/11/09 às 13:37

Olinda, mãe da República - Arte: 3PontosNo próximo dia 10 de Novembro Olinda vive e revive momentos históricos da Cidade Patrimônio da Humanidade. A Prefeitura Municipal de Olinda, em parceria com a Câmara de Vereadores e o Instituto Histórico, retoma a realização dos Desfiles Cívicos, uma das mais saudosas tradições dos olindenses, na comemoração ao 1º Grito de República.

A partir das 14h, 23 escolas particulares, 25 estaduais e 15 municipais, além de escoteiros, Batalhão do 7º GAC, 14º Batalhão de Artilharia, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Escola de Aprendizes de Marinheiro e agremiações carnavalescas estarão concentrados na Praça do Carmo para comemorar e desfilar pelo Sítio Histórico. Ao todo, cerca de 1200 pessoas estarão desfilando, num percurso de aproximadamente 1 km, que começa na Avenida Liberdade e vai até o Largo de São Bento.

O ato solene para abertura do evento será às 15h, em frente às ruínas do antigo Senado, no Mercado da Ribeira, com a presença do prefeito Renildo Calheiros, autoridades políticas e representantes das entidades que estarão desfilando. Na ocasião haverá hasteamento das bandeiras (estadual, municipal e federal), hinos e queima de fogos para anunciar o inicio do desfile.

De acordo com a diretora de ensino de Olinda, Edineide Cesar, desde 1996 a cidade não promove desfiles cívicos no município. “Estamos retomando porque acreditamos na importância da ação tanto para revigorar conceitos de patriotismo, respeito a valores éticos e morais, preservação e valorização da nossa história, como para promover maior interação entre pais e filhos e comunidade geral”, acrescenta o prefeito Renildo Calheiros.

Segundo Renildo, a ocasião marcará também a comemoração do 1º Grito de República do nosso País, que aconteceu em Olinda cerca de 70 anos antes da Revolução Francesa e 60 anos antes da independência dos Estados Unidos. Segundo o prefeito, a idéia do evento é iniciar um conjunto de ações para comemorar os 300 anos do Grito de República que será em novembro de 2010. “Queremos abrir espaço para que a partir de 10 de novembro de 2009 iniciem atividades que promovam a manifestação de idéias, como debates e conferências para que todos possam se expressar e somarmos opiniões porque o 10 de Novembro não pertence a ninguém em particular, é de nossa cidade, da nossa história”, enfatiza.

Histórico – O DIA 10 DE NOVEMBRO DE 1710 foi a data em que se deu o 1º Grito da República. Em seguida, sustentou-se uma luta contra os portugueses aqui residentes e a própria coroa lusitana, na chamada “Guerra dos Mascates”. Antes disso, já houvera movimentos de resistência aos colonizadores europeus, de natureza popular, formados principalmente por negros e indígenas, como o Quilombo dos Palmares e a Confederação dos Tapuias, no Brasil. Somente 66 anos depois do nosso grito de República houve algo semelhante em Boston, Filadélfia, que resultou na fundação dos Estados Unidos.

A cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pode ser chamada de “mãe da República”. Mas sua contribuição foi muito além daquele evento tricentenário. Há duzentos anos, o seu Seminário era a melhor escola do País, ao nível dos mais destacados liceus da França, por lá tendo passado líderes políticos e pensadores como Frei Caneca, Arruda Câmara, Azeredo Coutinho, Padre Miguelinho, João Ribeiro Montenegro e vários outros que tiveram fundamental participação no processo de independência e na fundação da nação brasileira.

E ainda na primeira metade do século XIX ela daria seguimento à sua vocação de centro irradiador do pensamento nacional, sediando, juntamente com São Paulo, um dos dois primeiros cursos de Direito, assim como as primeiras faculdades brasileiras de Agronomia e de Veterinária.

SERVIÇO:

Roteiro Desfile Cívico
Concentração: 14h – Parque do Carmo
Desfile: segue pela av.Liberdade, rua Prudente de Moraes, Quatro cantos, rua de
São Bento (Mercado da Ribeira) até Prefeitura, dispersando no Largo de São Bento.
Abertura: 15h – Mercado da Ribeira
Hasteamento das bandeiras – 15h
Hino – 15h
Fala autoridades -15h30min
Queima de fogos – inicio do desfile

Esquema de Trânsito
A Secretaria de Transporte Controle Urbano e Ambiental montou um esquema de trânsito especial para realização do Desfile Cívico. Dois batedores estarão acompanhando o cortejo por todo o percurso, para garantir a fluidez e a segurança do trânsito e da apresentação. Outros oito agentes estarão posicionados em pontos estratégicos para garantir o fechamento das ruas impedindo que os veículos interfiram no Desfile. Serão contratados mais dez agentes para dar apoio no desembarque e embarque das crianças e para fazer os desvios necessários.

A partir das 10h30 os agentes se deslocarão para os pontos de bloqueios para iniciar o trabalho de liberação das ruas. O Sítio de Seu Reis terá lugar reservado para estacionamento dos ônibus e desembarque das crianças. A Secretaria vai operar com 30 cavaletes, 100 cones, 20 rádios, 01 reboque e 02 chico city.