Notícias

Olinda instala 2.150 metros quadrados de lonas em morros nesta terça

Defesa Civil tem oito equipes nas ruas para garantir a segurança da população

Publicado por: Redação da Secom, em: 11/05/21 às 17:04

Somente nesta terça-feira (11.05), a Secretaria Executiva de Defesa Civil de Olinda está instalando mais 2.150 metros quadrados de lonas plásticas nos morros e encostas para garantir a segurança dos moradores desses locais no período de chuva. Além disso, as equipes estão em outros pontos fazendo trabalhos de limpeza, erradicação e roçagem para evitar a vegetação que possa causar problemas futuros.

No total, são 60 pessoas espalhadas em cinco bairros – Jardim Atlântico, Passarinho, Sucupira, Aguazinha e Tabajara – dividida em oito equipes. Os trabalhos fazem parte da rotina do órgão que, atuando desta forma, evitou ocorrências graves no município durante todo inverno do ano passado e já instalou mais de 100 mil metros quadrados de lonas.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil todos os dias, gratuitamente, pelo 0800.281.2112. A segurança nos morros depende de vários fatores, como tipo de solo, da quantidade de água que se infiltra, posição da casa, dos cuidados com o lugar, da limpeza das linhas d’água. Os moradores das áreas de morros também podem ajudar. É perigoso cortar a barreira em área já construída, pois pode afetar casas vizinhas que antes estavam seguras. O esgoto jogado na barreira também provoca deslizamento e traz doenças para todos.

Outro ponto importante é o descarte do lixo. Quando jogado nas barreiras, ele causa acúmulo de água e aumenta o peso. Quando o peso fica muito grande, ele desce arrastando o solo. O lixo jogado nos canais e canaletas impede a passagem das águas, além de atrair ratos, baratas e insetos, transmissores de doenças.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: